Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > IFPI conquista segunda lugar na Liga Nacional de Robótica

Notícias

IFPI conquista segunda lugar na Liga Nacional de Robótica

publicado: 17/12/2025 18h13 última modificação: 17/12/2025 18h13

Estudantes do campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) alcançaram segundo lugar na Liga Nacional de Robótica (LNR), competição realizada em São Luís (MA), no Golden Shopping. A vitória garantiu vaga para o mundial de robótica, na Grécia, em abril de 2026. O desempenho também assegurou a classificação automática da equipe para a MRC 2026 Summit Brazil, que acontecerá em junho de 2026, em São Paulo.

Ao todo, 18 estudantes do IFPI participaram da competição, sendo oito integrantes do programa EmbarcaTech, organizados em sete equipes. As disputas envolveram diferentes modalidades da robótica competitiva, nas categorias Batalha de Balão Controlado, Labirinto Autônomo, Cabo de Guerra Autônomo, Sumô Autônomo e Artístico Autônomo.

O grande destaque da competição foi a equipe classificada para representar o IFPI no mundial. O grupo apresentou uma solução inovadora na categoria Artístico Autônomo, com o desenvolvimento de uma plataforma robótica equipada com sistema de Inteligência Artificial, capaz de realizar identificação de imagens e interação com o ambiente, demonstrando alto nível de integração entre hardware, software e IA.

A equipe é formada pelos estudantes Paulo Roberto Araújo Leal, Sofia Heinseberg Lima Veloso e Ravena Nunes Carvalho,  egressos dos cursos integrados de Mecânica e Eletrônica e atualmente estudantes de Engenharia Mecânica. 

Segundo o professor Francisco Marcelino, responsável técnico e pedagógico dos projetos, o momento agora é de avaliação e aprimoramento. “Estamos realizando uma análise detalhada dos pontos positivos e negativos de todas as equipes e de seus respectivos projetos. Essa documentação será utilizada para a formação de novas equipes do IFPI, ampliando a disseminação do conhecimento em robótica competitiva. Paralelamente, a equipe classificada para a Grécia já trabalha nos ajustes e no planejamento de uma nova versão do projeto que representará o Instituto no exterior”, destacou.

O diretor geral do campus, Francieric Alves, disse que o resultado representa uma oportunidade ímpar de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no IFPI, especialmente nas áreas de robótica, automação e inteligência artificial. É uma oportunidade de fortalecermos a cultura científica e tecnológica da instituição. A conquista também incentiva novos estudantes a ingressarem na robótica educacional e projeta o IFPI em âmbito nacional e internacional.

A Competição Mundial de Robótica 2026 reunirá equipes de diversos países, consolidando-se como um dos maiores eventos internacionais da área. A presença do IFPI na competição reforça o protagonismo da instituição na formação de profissionais qualificados e inovadores, alinhados às demandas tecnológicas do futuro.