Notícias
Estudantes do IFPI recebem certificado de maratona nacional de aplicativos
Estudantes do Campus Teresina Central receberam certificado de participação na Maratona Unicef Samsung. O evento é organizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a empresa de tecnologia Samsung. Todas as equipes do IFPI foram compostas por estudantes ligados ao Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras).
A maratona reuniu programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e, História).
Os aplicativos foram desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Cada equipe finalista recebeu uma premiação em dinheiro, certificado, um tablet da Samsung e a inserção do aplicativo na Google Play. Confira um resumo dos aplicativos criados pelos estudantes do IFPI.
Equipe Labiras 2 - (Michel Nascimento Gomes, Marcelo Alves Pereira, Paulo Roverto Ferreira Viana Filho e Débora Will Araújo Lima)
Aplicativo para docentes e discentes, envolvendo tanto o professor como os alunos em um mundo virtual cheio de diversão e aprendizagem, abordando dados geográficos e ciências naturais.
Equipe Labiras 3 – (Luize Cristina da Silva, Matheus Araújo Dantas, Wellynson Luan Arruda Soares e Bruno Alves de Sousa Santos)
Um aplicativo para dispositivos móveis composto por um quiz, com o objetivo de instigar o interesse dos alunos por Matemática e Ciências da Natureza. O aplicativo, além de permitir a utilização do jogo individualmente, possibilita também a interação entre estudantes, em um formato de “Passa ou Repassa”.
Equipe Labiras 5 - (João Pedro da Cunha Sousa, Elcy James Nogueira Cardoso, Wesley Rios Silva e Halyson Itallo Cunha Pimentel):
A proposta do aplicativo consiste em um jogo com o objetivo de fazer com que os estudantes pratiquem tanto a resolução mental de cálculos matemáticos quanto a representação dos números em inglês.