Notícias
Egressas do IFPI expõem produtos que evidenciam iniciativas profissionais
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realizou, no último dia 10 de outubro, no prédio B, o evento “Sou empreendedor e passei pelo IFPI”, com o objetivo de valorizar a trajetória de seus egressos, reconhecendo suas iniciativas profissionais e o papel da instituição em sua formação.
Uma das expositoras foi Kamila Ponciano, ex-aluna do curso técnico em Vestuário do Campus Teresina Zona Sul, que expôs sua marca Poncian’s de vestuário artesanal. “O curso que fiz no IFPI foi de suma importância para eu viver do meu empreendimento”, comenta a artesã, estilista e empreendedora.
Com método artesanal, Kamila confecciona peças que retratam, em bordados e pinturas, a cultura piauiense e nordestina, usando fibras naturais, pensando no conforto e sustentabilidade. Ela também organiza grupos de feirantes para aplicar seu conhecimento e repassar experiências. “Aqui no campus queremos mostrar para os alunos que é possível empreender”, complementou.
Outra participante do evento, Francinete Rosa, é empreendedora e atua no ramo de confeitaria. Segundo ela, foi graças ao curso de Empreendedorismo do Programa Mulheres Mil que conseguiu vender seus produtos. “Hoje curso o técnico em Gastronomia no Teresina Zona Sul, onde estou aprendendo mais sobre os encantos das comidas típicas piauiense”, disse.
Ana Ibiapina, estudante do IFPI no período de 2015 a 2020, fez Design de Moda e Técnico em Vestuário, no Campus Teresina Zona Sul. “Atualmente tenho uma fábrica de camisetas e fardamento bem consolidada. O IFPI esteve sempre presente em nossa caminhada, marcada por projetos que priorizam a sustentabilidade através da marca Entre Fios e Retalhos", ressaltou.
De acordo com os organizadores, a proposta é que o evento seja um espaço de encontros e memórias, onde os ex-alunos possam expor seus produtos, serviços, pesquisas e projetos, evidenciando as formações técnicas e humanas adquiridas durante sua formação no IFPI. Os participantes podem ainda identificar redes de colaboração e parcerias futuras.

