Notícias
Chassot fala sobre Educação, ciência e amor na XVI Semafis
Na tarde desta quarta-feira, 25, o professor e pesquisador Attico Chassot, referência na área de Educação, foi um dos palestrantes da XVI Semana de Matemática, Física e Ciências do Campus Teresina Central. Na ocasião falou sobre “Educação, ciência e amor. Onde está o professor?”
A moderação da palestra foi realizada professora do campus, Marlúcia Lacerda, que agradeceu ao professor a disponibilidade em participar do evento. De acordo com a observação de Chassot, o assunto é poético, porém complexo. “Acredito que o lugar do professor é no chão da escola”, disse, ratificando a posição da professora Marlúcia sobre o tema. O palestrante refere-se à escola como instituição de educação formal, que oferece todas as séries, a partir do ensino infantil.
Em seu texto introdutório esclareceu o motivo de ser professor e tratou da escola como um lugar privilegiado - consequência de muitos atos de amor e desamor, especialmente nos recentes tempos de pandemia. O que o levou a demonstrar preocupação diante do atual cenário e questionar sobre o que ocorreu com as aulas remotas.
“De repente todos tinham que dominar educação a distância. Coisas desgastantes ocorreram, muitas casas sem computador ou internet, enquanto outras em situação confortável”, disse e citou o quanto é importante se reinventar. Em sua opinião, a construção de um mundo mais justo e mais irmão é possível. “Essa é a nossa meta”.
Para Marlúcia, que acompanhou toda a exposição, juntamente com os participantes da Semafis, a escola é o lugar de transdisciplinaridade e de saberes múltiplos que exige comprometimento e proatividade. “Neste sentido, me inspirei para pensar esta temática. Enquanto professora, sempre busco aproximar esta tríade educação, ciência e amor, pensando sempre na escola como um lugar de fala, onde o professor deve se encontrar”.
Sobre o palestrante
Attico Chassot é licenciado em Química e doutor em Ciências Humanas (UFRGS), com pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri. É autor de vários livros, dentre eles: A ciência através dos tempos; Para que(m) é útil o ensino?; Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.
Acompanhe a programação completa da XVI Semafis em http://evenbinar.com.br/xvi-semafis