Notícias
Campus Teresina Central sedia o I Fórum Mundial da Água
Nesta sexta-feira, 24, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sedia o I Fórum Dia Mundial da Água – Pensando o Rio Poti. O Fórum acontece no Auditório Maestrina Clóris de Oliveira e faz parte da Semana Mundial da Água que se refere ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
Durante a manhã, o evento teve abertura com mesa de honra e a realização das palestras "Processo de Licenciamento da Barragem de Castelo" e sobre ações da Agência Nacional de Águas. Também houve a mesa redonda "Monitoramento Ambiental e Ações Fiscalizatórias no Rio Poti''.
Estiveram presentes na mesa, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, o representante e secretário do Governo do Piauí, Merlong Solano, o representante da Prefeitura de Teresina e secretário municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, o secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos Modesto.
Também participaram da solenidade o coordenador de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Osman Fernandes, o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Deocleciano Guedes e os superintendentes de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Moura Fé e Romildo Mafra, respectivamente.
''Nós sabemos que hoje o planeta vive ameaças por falta de educação ambiental, principalmente na poluição dos rios, e esse é um momento importante por envolver agentes para discutir a problemática", enfatizou o reitor Paulo Henrique.
Segundo Ziza Carvalho, o Rio Poti é um dos rios mais importantes do Piauí e possui grandes questões ambientais a serem debatidas, nas quais os órgãos competentes precisam tomar medidas para resolver os problemas. "Hoje estamos trazendo algumas questões em andamento, como a Barragem de Castelo na vazão do Rio Poti, discussão da gestão compartilhada do Rio com outros estados, estudos de áreas de degradação e projeto de criação do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti'', acrescentou.
A professora Lilian Melo do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do Campus Teresina Central, que auxiliou na organização do Fórum, falou sobre a importância do IFPI na formação de profissionais que contribuem para a conservação do meio ambiente. ''Vemos notadamente egressos que trabalham com ações no controle e monitoramento de impactos ambientais, como também, na fiscalização e licenciamento ambiental''.
À tarde, vão ser realizadas as palestras ''A situação do Rio Poti no Ceará'' com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, João Lúcio Farias; "A Criação de uma Unidade de Conservação no Cânion do Rio Poti" com Samuel Portela; ''A bacia do rio Poti'' com a professora da UFPI, Iracilde Maria de Moura Fé; e ''Degradação Ambiental do Rio Poti" com a professora Flor de Maria Mendes Câmara (Campus Teresina Central)
O final do evento será marcado pela elaboração da ''Carta do 1º Fórum do Dia Mundial da Água: Pensando o Rio Poti'' e apresentação artística.