Notícias
Alunos de Biologia do Campus Teresina Central promovem educação ambiental
Estudantes bolsistas e voluntários do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), integrantes do sub-projeto de Biologia do Campus Teresina Central, Núcleo Centro Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde, idealizaram a 1ª Semana do Meio Ambiente.
O evento aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de julho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental dos estudantes da escola núcleo, bem como inserir os estudantes do IFPI no contexto da educação, com base em projetos pedagógicos.
O público-alvo do evento foram os estudantes da escola contemplada com o programa, que oferece ensino médio da 1ª a 3ª série, com faixa etária entre 15 e 18 anos. As atividades foram supervisionadas pelo coordenador de área, Francisco de Assis Diniz Sobrinho, e pelo supervisor, Lízio Laguna Lopes Soares. A abertura do evento contou com a participação do coordenador-geral do PIBID IFPI, Ivanaldo Ribeiro e da coordenação pedagógica do CETI.
Programação
Uma série de atividades marcou a programação, entre elas, a palestra "Por que o meio ambiente importa?" com a professora de Biologia, Maria Edileide Alencar Oliveira.
- Oficina: "Como fazer compostagem?", ministrada pelos estudantes do IFPI.
- Roda de conversa: "Tráfico de animais silvestres e o papel dos jovens na defesa dos animais", com o analista ambiental Fabiano Pessoa Barbosa, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (IBAMA).
- Oficina: "Despertando o conhecimento", também ministrada pelos estudantes do IFPI.
- Quiz ambiental: jogo de perguntas e respostas com os estudantes do CETI
- Gincana Reciclar: com coleta, na escola, de materiais recicláveis, os quais foram pesados, separados e destinados para os locais corretos.
- Desfile ECOMODA, com apresentação de trajes feitos de materiais recicláveis, com temáticas que abrangem a defesa das árvores, críticas às ilhas de plásticos oceânicas, a falta de políticas de tratamento de resíduos sólidos e o consumo exacerbado. Todos as peças foram produzidas pelos estudantes das 3° séries do CETI Dirceu Mendes Arcoverde.