Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Professor do Campus São Raimundo Nonato defende tese de doutorado na UFC

Professor do Campus São Raimundo Nonato defende tese de doutorado na UFC

publicado: 24/09/2021 11h04 última modificação: 24/09/2021 11h50
Exibir carrossel de imagens Defesa de Tese de Doutorado

Defesa de Tese de Doutorado

No último dia 09 de setembro, o professor do Campus São Raimundo Nonato, Francisco Ronan Viana Araújo, obteve o título de doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), conceito CAPES 7, em Fortaleza - CE. A tese de doutorado, intitulada "Propostas teóricas de dispositivos eletrônicos baseados em grafeno", investigou três dispositivos eletrônicos baseados em nanofitas de grafeno, a saber: (i) junção p-n de grafeno que atua como uma lente de Veselago, (ii) junção balística de três terminais de grafeno (junção Y de grafeno), e (iii) anel quântico de grafeno na presença de um campo magnético perpendicular. Os principais resultados foram separados em quatro artigos, dois já publicados e dois em fase de publicação. A pesquisa teve orientação do professor João Milton Pereira Junior e coorientação do professor Diego Rabelo da Costa, ambos da UFC.

Ele conta que as principais contribuições da pesquisa são para a área de nanoeletrônica. "O grafeno tem sido extensivamente investigado após seu isolamento em 2004 por A. K. Geim e K. S. Novoselov. Devido às suas notáveis propriedades eletrônicas e de transporte, tornou-se um candidato promissor para substituir o silício na produção de transistores de efeito de campo (coração da indústria eletrônica). Os modelos de dispositivos eletrônicos descritos nesta tese de doutorado podem se beneficiar da alta mobilidade dos portadores de carga no grafeno e representam propostas teóricas viáveis para o desenvolvimento de transistores de efeito de campo de baixa potência", explica Ronan.

O professor Ronan, ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica e da graduação em Física do Campus Parnaíba, destaca a importância que o Instituto Federal do Piauí teve em seu desenvolvimento pessoal e profissional. "Sempre tive excelentes professores no IFPI, que serviam para mim como exemplo e espelho. O IFPI foi divisor de águas na minha vida e espero, agora como professor, dar minha contribuição", conclui.

Confira a tese de doutorado