Notícias
Professor de São Raimundo Nonato publica artigo em revista internacional
Gilney Charll Santos, professor do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí (IFPI), publicou, recentemente, o artigo “Loss of Seed-Dispersing Animals and Its Impacts on Humanity” na revista Ethnobiology and Conservation.
A publicação trata dos impactos causados à humanidade em consequência da perda de animais (chamada de “defaunação”). O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O estudo alerta que a perda de animais dispersores de sementes, especialmente os de médio e grande porte, pode comprometer seriamente o funcionamento de ecossistemas e a oferta de bens e serviços ecossistêmicos valiosos para a humanidade, como dispersão de sementes, ciclagem de nutrientes, regulação climática, controle de doenças, disponibilidade de alimentos e geração de emprego e renda.
Leia o artigo.
Sobre a revista
A Ethnobiology and Conservation obteve posição de destaque no SCImago Journal Rank – SJR, índice que mede o impacto e a influência científica das revistas disponíveis na base de dados SCOPUS. O índice SJR alcançado pela “Ethnobiology and Conservation” coloca a revista na primeira posição entre as revistas da América Latina da área de biodiversidade.
Confira a tabela do SJR.