Notícias
Mostra MUV do Campus São Raimundo Nonato representa o Piauí em Brasília
Entre os dias 4 e 10 de novembro, as servidoras do Campus São Raimundo Nonato, Lucimara Zachow, Gerlane Dantas e Aline Simões, da comissão organizadora da MOSTRA MUV (Feira Municipal de Ciências de São Raimundo Nonato), estiveram em Brasília para a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, acompanhando a equipe de alunos vencedora da MOSTRA MUV 2024, realizada em outubro deste ano.
Durante o evento, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a equipe representou o estado do Piauí nas atividades propostas pela Mostra Nacional de Feiras de Ciências. O grupo (composto pelos alunos Ana Carolina, Richard e Maria Luiza e orientados pela professora Cristiane Coelho, da Unidade Escolar de Tempo Integral Serra da Capivara) apresentou o trabalho: "A atuação das personalidades indígenas mulheres no Brasil: indígena estuda?".
Ao longo do evento foram apresentados 22 projetos de 16 estados do país, o que demonstra a relevância do projeto desenvolvido em São Raimundo Nonato. O estande da Mostra Nacional de Feiras de Ciências recebeu visitas do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o qual destacou a importância do Movimento de Feiras de Ciências para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Para a comissão organizadora da Mostra MUV, foi um momento de grande celebração. De acordo com a professora Lucimara Zachow, o fato de ter sido realizada, pela primeira vez na história do município, uma feira de ciências integrando as redes municipal, estadual e federal já é motivo de muito orgulho para todos no Campus São Raimundo Nonato.
"O MUV nasceu em 2023 como projeto de divulgação científica e popularização da ciência. Com apenas um ano de existência já conseguimos levar esse projeto para outro patamar, ao realizar a MOSTRA MUV. A participação na SNCT, em Brasília, atuando junto à Mostra Nacional de Feiras de Ciências é uma grande conquista e leva nosso projeto a um nível de maturidade que nem imaginávamos. Para além de qualquer sentimento de realização enquanto comissão organizadora, nos sentimos felizes com a contribuição que a MOSTRA MUV pode oferecer para a educação científica em nosso município e região", finaliza Lucimara.
A MOSTRA MUV e a participação da equipe na SNCT em Brasília foram possíveis graças aos recursos financeiros da Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).