Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > Egresso do IFPI é destaque na área de informática

Notícias

Egresso do IFPI é destaque na área de informática

publicado: 29/04/2021 17h14 última modificação: 29/04/2021 17h14

Carlos Eduardo de Santana é aluno egresso do Campus São Raimundo Nonato e tem ganhado destaque na área de informática.

O jovem é oriundo da Comunidade Quilombola Lagoa do Cipó, localizada há 30 quilômetros na Zona Urbana de São Raimundo, onde não tinha computador e  nem energia elétrica há poucos anos.

Em 2014, após ingressar no IFPI e com muita dedicação, o estudante foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíadas Internacional e Brasileira de Informática. Por conta dos resultados, foi convidado para estudar Ciências da Computação na Universidade de Campinas - UNICAMP, curso entre os mais bem avaliados na área do país sem prestar vestibular por meio de uma iniciativa que oferece vagas para medalhistas de olimpíadas de ciências.

A proposta da Unicamp, inédita no país, integra um cardápio de alternativas de ingresso ao ensino superior que vem sendo colocado em prática na instituição (ver Pesquisa FAPESP nº 263). A nova modalidade, denominada Vagas Olímpicas, disponibilizou este ano pela primeira vez 90 vagas para estudantes que se destacaram em competições de ciências do ensino médio, como as olimpíadas de matemática, robótica e química, entre outras. A maioria das vagas está vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias. Foram inscritos 285 candidatos que ganharam medalhas em 15 olimpíadas do conhecimento – os prêmios mais frequentes vieram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Um sistema de pontuação, baseado no desempenho dos alunos nas competições, definiu a lista de aprovados.

Para a universidade, atrair os medalhistas ajuda a enriquecer e diversificar o ambiente acadêmico. São, em geral, alunos de alto desempenho, habituados a longas jornadas de estudo e a enfrentar desafios – algumas dessas olimpíadas se baseiam na execução de projetos. Todos têm potencial para se tornar futuros pesquisadores.

O egresso preferiu concorrer a uma vaga para o curso de Ciências da Computação na Universidade Federal do Piauí onde estuda e hoje é estagiário da Vtex, uma start-up unicórnio e multinacional do ramo da tecnologia com foco em cloud commerce. 

Fonte: Unicamp