Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > Campus São Raimundo Nonato realiza debate sobre violência e racismo

Notícias

Campus São Raimundo Nonato realiza debate sobre violência e racismo

publicado: 28/11/2022 09h17 última modificação: 28/11/2022 09h17
Exibir carrossel de imagens No lançamento será divulgado e discutido o panorama dos casos de violência ocorridos no Piauí

No lançamento será divulgado e discutido o panorama dos casos de violência ocorridos no Piauí

O Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizará o lançamento do boletim “Máquina de Moer Gente Preta: a responsabilidade da branquitude”. O evento ocorrerá na quarta-feira, 30, às 15h30, no auditório, e contará com uma mesa de debate composta por gestores públicos e lideranças comunitárias da região, trazendo diferentes perspectivas para as discussões.

No lançamento será divulgado e discutido o panorama dos casos de violência ocorridos no Piauí, no tocante aos casos de homicídios, feminicídios, linchamentos, violência sexual e crimes contra a comunidade LGBQTQIA+ com um recorte racializado. O boletim é produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, em parceria com o Observatório da Segurança Pública do Piauí/Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens/NUPEC-UFPI.

A realização do evento em novembro é importante por ser o mês marcado pelos debates sobre o Dia da Consciência Negra (20/11), propício para a reflexão sobre a violência que se manifesta de forma racializada no Brasil. O objetivo é difundir informações sobre segurança pública, violência e direitos humanos. E assim sensibilizar os gestores e a comunidade piauiense em geral, sobre a necessidade de se pensar em políticas públicas de segurança mais preocupadas com a questão racial.

As inscrições podem ser feitas nos dias 28 e 29 de novembro, pela internet, no formulário on-line.

No lançamento será divulgado e discutido o panorama dos casos de violência ocorridos no Piauí