Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > Alunos de São Raimundo Nonato realizam atividades referentes ao “Día de los Muertos”

Notícias

Alunos de São Raimundo Nonato realizam atividades referentes ao “Día de los Muertos”

publicado: 09/11/2017 13h24 última modificação: 09/11/2017 13h28

Alunos dos cursos Técnico Integrado ao Médio em Administração e Informática e alunos do Técnico Subsequente em Guia de Turismo do Campus São Raimundo Nonato participaram ontem, 8, de atividade relativa ao “Día de los Muertos”, comemorado no México.

A atividade, desenvolvida dentro da disciplina de Língua Espanhola pela professora Cristiane Francisca Cardoso Lopes, teve o objetivo de proporcionar a vivência da celebração de acordo com a cultura mexicana.

“No México, se comemora o Dia dos Mortos nos dias 01 e 02 de novembro com muita festa. Para eles, esse dia deve ser vivenciado com alegria, pois acreditam que nesta data, os espíritos de seus entes queridos retornam para fazer uma visita. No dia 01, eles festejam o retorno dos espíritos das crianças e no dia 02, dos adultos. Os falecidos há pelo menos 40 dias antes da celebração não podem ser homenageados, pois ainda não tem a permissão para retornar”, explicou a professora Cristiane.

Durante a atividade a sala de aula foi decorada simbolizando um cemitério e o altar foi montado de acordo com os costumes utilizados pelos mexicanos. Comidas, bebidas (não-alcoólicas), velas eletrônicas, flores, fotos de famosos falecidos e outros objetos decoraram a mesa. Também foram exibidos vídeos, documentários, slides e um filme sobre a temática.

Além disso, os alunos fizeram as tradicionais pinturas nos rostos dos colegas imitando as caveiras mexicanas, pois nessa cultura o crânio é a parte mais importante do corpo e as pinturas estilizadas com flores seriam uma proteção contra os maus espíritos.

“A receptividade com a atividade foi bastante proveitosa. Apesar do estranhamento inicial, já que aqui no Brasil, o dia dos mortos é vivido com tristeza pela religião católica e não é celebrada por outras religiões. Dessa forma, a atividade ficou aberta a todos os alunos que se sentiram á vontade para participar, já que no nosso campus respeitamos as crenças dos nossos alunos”, concluiu a professora.

Confira mais fotos na nossa fanpage no Facebook.