Notícias
São João do Piauí realiza Simpósio de Empreendedorismo e Negócios
O Campus São joão realizou, nos dias 9 e 10 de agosto, o Simpósio de Empreendedorismo e Negócios de São João do Piauí (SIMPEN – SJP), que nessa edição teve como temática o “Empreendedorismo no semiárido: vencendo desafios e superando obstáculos”.
O evento reuniu mais de 300 pessoas entre empresariado e comunidade acadêmica no entorno de discussões quanto às perspectivas e aos desafios da atividade empreendedora na região do semiárido.
No primeiro dia o Simpósio contou com a presença da professora Neilany Araújo, da Universidade Estadual do Piauí, que ministrou palestra de cunho motivacional. Além disso, houve a realização de minicursos nas mais variadas temáticas do bojo empreendedor. "Desde a primeira versão, em 2016, o SIMPEN buscou trazer para a discussão, questões de interesse do empresariado sanjoanense e dos nossos cursos de Administração. Discutir o empreendedorismo no semiárido, portanto, mais do que uma possibilidade de abordagem técnica dos conteúdos do curso de administração, é uma oportunidade de compartilhar com a comunidade a importância do uso das tecnologias sociais produzidas, da inovação e do potencial da economia criativa na região", enfatizou o professor Walter Silva, Diretor Geral do Campus São João do Piauí.
O segundo dia de evento, contou com a participação do professor Girlânio Vidal, do Campus São Raimundo Nonato do IFPI, que ministrou palestras sobre o tema “Empreendedorismo no Semiárido”. A noite culminou com a realização de uma mesa redonda entre Empreendedores da região. Personalidade emblemática no empoderamento feminino através do empreendedorismo, Maria de Lourdes, mais conhecida como Lurdinha, destacou seu pioneirismo na agricultura irrigada local: “Nós somos pioneiros na irrigação em São João do Piauí, outros produtores e o meu próprio marido duvidaram que a goiaba daria certo aqui. Eu comecei com 150 mudas, na primeira safra deu, na época, em torno de cinco mil reais. Tornei a podar e na segunda safra, deu dez mil reais. Meu marido me disse: mulher, tu tava certa! Vamos plantar mais goiaba”.
O professor Romário Silva, idealizador desta edição 2018 do SIMPEN e Coordenador do curso de Bacharelado em Administração, salienta a importância de suscitar debates como esse. “Oferecemos nesse espaço uma oportunidade de dar voz aos nossos empreendedores. Todos ganhamos com isso. Foi nítido a sinergia entre os empresários e nossos alunos tiveram oportunidade de unir seu conhecimento teórico aos depoimentos e vivencias daqueles que conhecem na prática todos as nuances que envolvem a atividade empreendedora”.
Entre os temas abordados durante o evento, estiveram: Viticultura em São João do Piauí (PI); Mercado e comercialização do coco verde; Tecnologias Sociais; Inovação e Negócios; Contratos com a Administração Pública; e Organização Financeira. Foram realizadas ainda apresentações culturais entre os intervalos da programação.