Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Projeto de indicação geográfica do mel é apresentado em evento no território Serra da Capivara

Notícias

Projeto de indicação geográfica do mel é apresentado em evento no território Serra da Capivara

publicado: 24/05/2023 14h59 última modificação: 24/05/2023 20h15

No dia 22 de maio o  Campus São João do Piauí, UFPI, Embrapa Meio Norte e Cooperativa Mel do sertão realizaram o IV Seminário de Apicultura do Território Serra da Capivara. O evento, realizado no Campus São Raimundo Nonato, objetivou fortalecer as bases da apicultura no Território Serra da Capivara, a partir da integração entre os atores do Arranjo Produtivo Local (APL), e contou com mesas redondas, apresentações culturais e premiações.

Durante o evento foi realizada uma Mesa redonda com diversas instituições públicas e privadas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e fortalecimento do APL. Os convidados discutiram sobre as expectativas e desafios da apicultura no Território Serra da Capivara. Também aconteceu a culminância do Projeto Indicação Geográfica Mel do Território Serra da Capivara, que tinha o objetivo de estruturar o pedido de Indicação de procedência para o mel do Território. Na ocasião, foram entregues o Dossiê de Notoriedade e o Caderno de Especificações Técnicas para a Cooperativa Mel do Sertão, a representante processual.

O Seminário contou  com a participação de aproximadamente 200 apicultores do Território Serra da Capivara, Vale do Gurguéia e Chapada das Mangabeiras, e várias instituições de apoio, como SAF, Piauí Fomento, Investe Piauí, CODEVASF, SESCOOP, SEBRAE, APASPI, UNIVASF, Banco do Nordeste, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Prefeitura Municipal de São Raimundo, Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio.

A Coordenadora do Projeto de Indicação Geográfica, Professora Liária Nunes da Silva, destacou a importância da rede de colaboração formada entre pesquisadores do IFPI (Salatiel Amorim, Lenita Delmondes, Reurysson Morais), UFPI (Sinevaldo Moura, Juliana Bendini, Darcet Costa Souza), Embrapa Meio Norte (Patrícia Drumond), alunos bolsistas (Celiane Rodrigues, Patrícia Pereira, Kaeliana da Rocha, Luíz Hevanildo, João Batista) e Cooperativa Mel do Sertão no desenvolvimento das etapas do projeto e no alcance dos resultados esperados, bem como na realização do Seminário.

 “A conclusão do projeto para registro de indicação geográfica do mel nos enche de esperança com relação a questões de melhoramento da qualidade final do nosso mel, garantia da procedência e agregação de valor”, disse Henrique Nery Junior, articulador da Cooperativa Mel do Sertão.