Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Programa Escola da Terra encerra Curso de Aperfeiçoamento

Notícias

Programa Escola da Terra encerra Curso de Aperfeiçoamento

publicado: 22/08/2024 13h47 última modificação: 22/08/2024 13h47

O Programa Escola da Terra do Instituto Federal do Piauí - IFPI promoveu no dia 10 de agosto  o seminário de Encerramento do seu Curso de Aperfeiçoamento. O evento aconteceu no campus São João do Piauí e contou com a presença dos 131 cursistas dos dez municípios contemplados com o programa.

O projeto é fruto da parceria entre o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí -IFPI, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Estado da Educação - Seduc e Secretarias de Educação dos municípios de São João da Varjota, Oeiras, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Várzea Branca, Fartura do Piauí, São Raimundo Nonato, Paulistana, Queimada Nova, Campo Alegre e São João do Piauí.

O Curso de Aperfeiçoamento teve como tema principal a formação escolar quilombola e buscou promover o acesso, a permanência e a melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades.

 “O Curso Escola da Terra proporcionou a nós professores vivenciar uma experiência significativa de formação. Nos permitiu um lugar de fala para expressar nossos anseios e desafios no fazer pedagógico da nossa escola, localizada dentro do Território Quilombo Lagoas, ao tempo em que nos permitiu o acesso a conteúdos importantes da cultura africana na perspectiva de uma educação antirracista. As atividades propostas para serem desenvolvidas com os alunos foram fundamentais para quebrar paradigmas, no sentido de que a educação quilombola vai muito além de eventos culturais, mas permite que o aluno vivencie o modo de vida das suas comunidades dentro da escola, fortalecendo o processo de autoidentificação e pertencimento. A partir do curso, reconhecemos a importância de ampliar e garantir as ações relacionadas a educação quilombola dentro do Projeto Político Pedagógico para que sejam vivenciadas no dia a dia, de tal forma que já podemos dizer que “O 20 (vinte) de novembro na nossa escola U. E. João Braz do Rosário, na Lagoa da Firmeza é todo dia”, disse Verônica Ferreira Melo, Coordenadora Pedagógica de Lagoa da Firmeza, Zona Rural de São Raimundo Nonato, concludente do curso.

No encerramento foram apresentados os trabalhos finais com os relatos de experiência desenvolvidos pelos cursistas durante o curso.