Notícias
Mestrado em Propriedade Intelectual tem primeira defesa de dissertação

Liária Nunes foi a primeira aluna do Mestrado a obter a titulação. Ela concluiu o curso na metade do período previsto
Ocorreu na quinta-feira, 22, a primeira defesa de dissertação do Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual, ofertado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A defesa foi feita pela professora Liária Nunes da Silva, do Campus São João do Piauí.
O trabalho aprovado tratou sobre a indicação geográfica como estratégia de gestão do agronegócio. Nele, Liária Nunes buscou mapear as condições potenciais de gestão e planejamento da produção frutífera no assentamento Marrecas mediante solicitação de indicação geográfica para a uva.
A professora realizou pesquisa de campo em uma área de plantio de uva da variedade Benitaka para analisar as características físico-químicas do solo, além da coleta de dados dos parâmetros meteorológicos que podem interferir na qualidade dessa fruta. Sob o ponto de vista da gestão, a autora realizou visitas ao assentamento Marrecas para conhecer suas estruturas organizacionais e identificar o papel das associações na administração e comercialização da produção.
Durante a apresentação, a pesquisadora destacou que as informações obtidas revelam excelentes condições para uma produção de uvas diferenciada na região. Ela também verificou que o associativismo representa uma estratégia de cooperação efetiva para melhorar as condições de concorrência dos produtores assentados.
Liária acredita que os resultados da pesquisa poderão contribuir com o desenvolvimento econômico e social da comunidade do assentamento Marrecas. "A indicação geográfica provocará uma série de impactos na região demarcada, impulsionando não só o setor vinícola, mas também outros segmentos da economia, a exemplo do enoturismo e do turismo rural”, disse a professora.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Robelius De-Bortoli (Orientador - Universidade Federal de Sergipe), Ana Eleonora Almeida Paixão (Examinadora Interna - Universidade Federal de Sergipe) e José Moncada-Jiménez (Examinador Externo à Instituição – Universidad de Costa Rica - UCR).