Notícias
IFMAKER do Campus São João recebe premiação na Mostra Nacional de Robótica
Projeto desenvolvido espaço IFMAKER do Campus São João do Piauí foi premiado na Mostra Nacional de Robótica (MNR), durante a RoboCup 2025, realizada em Salvador entre os dias 17 e 21 de julho.
Coordenado pelo professor Marcelo Barbosa, com orientação da professora Danyelle Mota e professora Liaria Nunes, o projeto já havia recebido menção honrosa na Mostra Nacional de Robótica (MNR) em 2024, o que garantiu visibilidade e levou à seleção da equipe para participar da RoboCup, uma das maiores competições de robótica do mundo.
Durante o evento internacional, os alunos apresentaram a evolução do projeto, que combina tecnologia, criatividade e soluções práticas de baixo custo, com popularização da Ciência. A exposição chamou a atenção da comissão avaliadora da MNR, que concedeu uma nova premiação à equipe, desta vez no cenário mundial.
“Além do reconhecimento, a participação na RoboCup proporcionou aproximação com outras culturas e abriu portas para novas parcerias institucionais. Essas parcerias visam fortalecer o desenvolvimento de projetos conjuntos, intercâmbios acadêmicos e apoio técnico, ampliando as oportunidades de formação para os estudantes do campus”, disse o professor Marcelo.
A participação na RoboCup representa um marco para o campus e evidencia a qualidade da educação técnica oferecida pelo IFPI. “A premiação é motivo de orgulho, mas o que nos entusiasma ainda mais são as conexões que conseguimos estabelecer. Estamos abrindo caminhos para colaborações que vão enriquecer ainda mais nosso trabalho com robótica e tecnologia educacional. Isso mostra que o investimento em ciência e tecnologia no interior do Piauí gera frutos concretos”, destaca a professora Danyelle Mota.
“O IFMAKER, espaço de inovação e aprendizagem tecnológica do campus, tem sido fundamental no incentivo à experimentação, ao trabalho em equipe e à autonomia dos alunos. Com essa conquista, o IFPI – Campus São João do Piauí reforça seu compromisso com a formação de jovens protagonistas no desenvolvimento científico e tecnológico do país”, falou a professora Liara.