Notícias
Estudantes de São João apresentam projetos inovadores
Na tarde de 23 de julho, os estudantes do Módulo 1 de Engenharia Agronômica do Campus São João do Piauí apresentaram seus projetos como parte da disciplina "Introdução à Agronomia", em um evento de culminância que reuniu a comunidade acadêmica e externa.
Sob a orientação do professor Gerffeson Thiago Mota, os alunos compartilharam suas pesquisas, que abordaram temas de importância para o setor agrícola, com foco em práticas sustentáveis e soluções inovadoras para o campo.
As apresentações, abertas ao público, trouxeram à tona questões como a busca por práticas agrícolas mais eficientes, a melhoria da produtividade e a adaptação das culturas aos desafios climáticos. Um dos grupos de estudantes investigou o cultivo de coentro, propondo alternativas de adubação orgânica e cobertura do solo para aumentar a produtividade da hortaliça de maneira mais sustentável. Já outro grupo focou na melhoria da propagação do umbuzeiro, uma planta adaptada ao semiárido, propondo métodos para otimizar a quebra de dormência de suas sementes e facilitar o cultivo da espécie.
A meliponicultura, criação de abelhas nativas sem ferrão, também foi tema de uma das pesquisas, que buscou explorar os benefícios dessa prática em sistemas agroflorestais, incentivando a preservação da biodiversidade local e a produção de mel. Além disso, um grupo de alunos comparou o teor de vitamina C em diferentes variedades de acerola, analisando qual cultivar apresenta maior valor nutricional, uma pesquisa de grande relevância para o setor de frutas.
Outro estudo apresentou soluções para mitigar os danos causados por ventos fortes na produção de banana, propondo estratégias para proteger as plantações e garantir a continuidade da produção. A palma forrageira, essencial para a alimentação do gado no semiárido, foi também tema de uma pesquisa que investigou o desempenho de diferentes cultivares quando cultivadas sob irrigação, buscando aumentar a produtividade e a eficiência no uso da água.
As apresentações foram avaliadas por uma banca composta pelas professoras Sara Raissa, Alzineide Lopes, e pelos bolsistas de iniciação científica Mário Sousa e Ítala Costa, que acompanharam o desenvolvimento dos projetos. A banca destacou o alto nível das ideias e a relevância das soluções propostas para os desafios enfrentados pelos produtores locais, parabenizando os alunos pelas propostas.
“O evento foi uma oportunidade de integração com a presença de familiares dos estudantes e servidores. Essa troca de ideias entre os alunos e o público fortaleceu a missão do IFPI de não apenas formar profissionais qualificados, mas também comprometidos com a transformação do campo por meio de soluções científicas e sustentáveis. Com os projetos concluídos, os estudantes puderam mostrar o que aprenderam e como a ciência pode ajudar a resolver problemas reais no campo.”, disse o professor Gerfferson.