Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas do Campus São João são aprovados em Programas de Mestrado

Notícias

Estudantes de Ciências Biológicas do Campus São João são aprovados em Programas de Mestrado

publicado: 03/12/2025 13h57 última modificação: 03/12/2025 15h00

Ana Carolina de Sousa Nascimento, Francis Fellipe de Lima Silva e Stefanny Vieira de Sousa Nascimento, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus São João do Piauí. foram aprovados em programas de Mestrado no Piauí e em Pernambuco.

Sob orientação da professora Fabiana Soares Cariri Lopes, Ana Carolina integrou projetos de pesquisa e extensão, PIBID, monitorias e participou ativamente de eventos científicos na área de Entomologia. “Essas experiências despertaram seu interesse pela pesquisa, fortaleceram sua formação teórica e prática e contribuíram para que desenvolvesse autonomia, curiosidade científica e segurança profissional, elementos essenciais que a impulsionaram rumo à aprovação no Programa de Pós-Graduação em Entomologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)”, explicou a orientadora.

Francis Fellipe também participou de atividades de monitorias, projetos de extensão, iniciação científica, PIBID e diversas outras atividades acadêmicas, que permitiram o desenvolvimento de sua sensibilidade científica, responsabilidade profissional e uma compreensão sobre o valor da pesquisa, culminando com sua aprovação no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Já Stefanny, atuou em ações de pesquisa, extensão e eventos científicos, fortalecendo sua formação teórica e prática, desenvolvendo autonomia, segurança profissional e um interesse cada vez maior pela Biologia, o que levou à aprovação no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde desenvolverá estudos na área de Ecologia e Parasitologia de Mollusca.

“A conquista reflete o compromisso dos estudantes com a formação científica, a qualidade do ensino oferecido e o incentivo constante à pesquisa e à produção de conhecimento. Ao ingressarem no mestrado, os alunos passam a integrar grupos de investigação que contribuem significativamente para o avanço da ciência, fortalecendo a relação entre graduação e pós-graduação”, celebrou o diretor-geral do campus, Gerffeson Thiago Mota de Almeida Silva.