Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Estudantes de Administração do Campus São João produzem podcast

Notícias

Estudantes de Administração do Campus São João produzem podcast

publicado: 26/12/2025 15h20 última modificação: 26/12/2025 15h23
Exibir carrossel de imagens Produção de podcast no Campus São João do Piauí

Produção de podcast no Campus São João do Piauí

Estudantes do curso de Bacharelado em Administração do Campus São João do Piauí desenvolveram, no mês de novembro, o projeto "ADM em Debate: do Chá ao Podcast". A ação foi realizada na disciplina Tópicos Especiais em Administração, ministrada pelo professor Romário Silva Ribeiro, no oitavo período do curso.

Segundo o professor, o projeto tinha o objetivo de promover a integração entre teoria e prática, estimulando o protagonismo discente, a comunicação oral, o pensamento crítico e o uso de tecnologias educacionais, por meio de metodologias ativas e colaborativas.

Durante o mês de novembro, os alunos participaram de momentos sistemáticos de preparação em sala de aula, com discussões orientadas sobre temáticas contemporâneas da Administração, tais como liderança, gestão do tempo, bem-estar organizacional, inovação e sustentabilidade. Essas discussões ocorreram inicialmente de forma coletiva e, posteriormente, em grupos temáticos, permitindo o aprofundamento teórico e reflexivo dos conteúdos.

Após essa etapa de debates e estudos, os grupos foram orientados para a produção de podcasts autorais (de curta duração, com linguagem acessível e foco na realidade organizacional). Cada grupo ficou responsável por planejar, roteirizar, gravar e editar seus próprios episódios, fortalecendo a autonomia e o trabalho em equipe.

Os podcasts produzidos foram organizados em Parte 1 e 2, ampliando o aprofundamento das temáticas e possibilitando maior alcance e continuidade do debate. As produções estão sendo postadas no Instagram, nos perfis @conectaadm e @ifpicasjp, contribuindo para a divulgação das ações de ensino desenvolvidas no curso e aproximando a comunidade acadêmica do público externo.

"Esse projeto evidencia o compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, que valorizam o protagonismo estudantil, a aprendizagem significativa e o uso consciente das mídias digitais como ferramentas de formação acadêmica e cidadã", comentou o professor Romário.