Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Equipe de São João visita Cooperativa Mel do Sertão

Notícias

Equipe de São João visita Cooperativa Mel do Sertão

publicado: 29/03/2022 16h07 última modificação: 30/03/2022 15h57

Nesta segunda-feira, 28, a equipe do Projeto Indicação Geográfica Mel do Território Serra da Capivara esteve em São Raimundo Nonato para a realização da primeira visita técnica à Cooperativa Mel do Sertão, parceira do Campus São João do Piauí no desenvolvimento do projeto.

Com duração de 1 ano, o projeto tem o objetivo de estruturar o pedido de Indicação de Procedência para o mel do Território da Serra da Capivara. Durante esse período serão realizadas visitas técnicas aos produtores de mel do Território para um levantamento histórico cultural da produção e conhecer os processos produtivos, mecanismos de controle e qualidade adotados pela cooperativa. As informações coletadas serão utilizadas na elaboração de documentos necessários para o pedido de Indicação Geográfica.

A professora Liária Nunes, coordenadora do projeto, destacou que o projeto apresentará impactos de ordem econômica, social, ambiental e tecnológica no Território. “A certificação agrega valor ao produto e pode atuar no fortalecimento da apicultura na área demarcada. Estamos atuando em rede, a partir do engajamento entre diversas instituições e a cooperativa Mel do Sertão, para auxiliar os produtores no alcance de uma certificação de origem para a produção de mel ”, explicou.

O gerente da cooperativa Mel do Sertão agradeceu à equipe do projeto, e destacou que o trabalho é de fundamental importância para a padronização da qualidade e valorização do nosso mel no mercado mundial.

Durante a visita,  a equipe do projeto e representantes da cooperativa estiveram ainda no Campus São Raimundo Nonato, para firmar parcerias visando para promover ações focadas no desenvolvimento da apicultura no Território.  Diretor de Ensino do Campus São Raimundo Nonato, Eptácio Neco da Silva, destacou a importância da parceria entre os campi São Raimundo Nonato, São João e a Cooperativa Mel do Sertão, a fim de proporcionar um trabalho de Indicação Geográfica, para valorizar a produção local e o desenvolvimento da região.

O diretor de ensino acrescentou que esta parceria atende também ao Estatuto do IFPI que apresenta como finalidade e características, a promoção da produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação ambiental. Por fim, agradeceu a iniciativa do Campus São João do Piauí de envolver alunos do Campus São Raimundo Nonato no projeto. “Atividades como essas podem proporcionar não só conhecimento intelectual para os nossos alunos, como também a oportunidade de exercerem na prática os frutos desse conhecimento”, ressaltou Eptácio.