Notícias
Campus São João implementa experimento com Feijão-Caupi no Sertão Piauiense
No último dia 6 de abril o Campus São João implantou um experimento científico no município de São João do Piauí, voltado ao estudo de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp).
A pesquisa “Avaliação Morfoagronômica, Divergência Genética e Potencial Produtivo de Genótipos de Feijão-Caupi na Região do Sertão Piauiense”, é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e conta com a atuação do bolsista de Iniciação Científica Mário Vithor Pereira Sousa, estudante do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Piauí – Campus São João do Piauí, sob orientação do professor Gerffeson Thiago Mota de Almeida Silva.
A instalação do experimento foi realizada em área de campo localizada na comunidade Santo Sé, cedida por um ex-aluno do campus e produtor rural, que também integra a pesquisa como parceiro. O trabalho contou com o apoio de estudantes dos módulos I e III de Engenharia Agronômica, discentes do curso técnico em Agropecuária, além de servidores do Campus São João do Piauí.
O experimento foi montado com 20 genótipos de feijão-caupi oriundos de diferentes Estados do Nordeste brasileiro, seguindo o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As avaliações contemplarão caracteres morfoagronômicos, incluindo tanto características quantitativas quanto qualitativas, fundamentais para a seleção de materiais promissores.
“Ao término do estudo, espera-se que os dados gerados contribuam com um banco de informações robusto, servindo de base para o pré-melhoramento genético da cultura na região. Além disso, o projeto busca promover o desenvolvimento de genótipos mais adaptados às condições do semiárido, com potencial para impactar positivamente a realidade socioeconômica e nutricional das comunidades locais”, explicou o professor Gerfferson Thiago.