Notícias
Representantes do Campus São João tem trabalhos no IV Encontro Científico de Administração
No dia 27 de agosto, alunos e professor do Campus São João do Piauí participaram participaram do IV Encontro Científico de Administração (ECAD), promovido pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba-PI.
Os estudantes Paulo Henrique Marques Oliveira e Roberto Alceu Coutinho Fares, do Módulo I do curso de Bacharelado em Administração, apresentaram o resumo expandido “Revolução da Inteligência Artificial: Reflexões sobre Impactos Sociais e Educacionais”, resultado dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2025, no âmbito da disciplina de Fundamentos e Métodos de Extensão, ministrada pela professora Carla Danielle Alencar Santos Morais.
O estudo nasceu do Projeto de Extensão “A Revolução da IA”, desenvolvido em São João do Piauí, que promoveu uma palestra pública sobre Inteligência Artificial na Câmara Municipal, reunindo jovens e adultos para refletirem sobre os impactos positivos e negativos dessa tecnologia na sociedade. A experiência prática serviu de base para a construção acadêmica apresentada no Encontro Científico, destacando tanto os benefícios quanto os riscos associados à IA, bem como a necessidade de políticas públicas, ética e inclusão digital.
“A participação dos alunos no ECAD 2025 reforça o compromisso do IFPI com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, estimulando a produção científica e a formação de profissionais críticos, inovadores e socialmente engajados, preparados para os desafios do século XXI”, disse a professora Carla Danielle.
Já o professor Ewerton dos Santos Silva, apresentou dois trabalhos acadêmicos desenvolvidos com estudantes do curso de Administração. O primeiro, “Tecnologias Integradas na Gestão de Estoques em Farmácias: um estudo em São João do Piauí (PI)”, foi construído com os alunos Ana Luiza de Castro Silva, Damile Maria de Sousa Santana, Mirella Ramos Braz, Micaelly Ferreira de Sousa Santos e Luiz Fernandes Souza Santos. A pesquisa analisou o uso de tecnologias na gestão de estoques em farmácias locais, destacando benefícios e desafios.
O segundo trabalho, “Planejamento de Vida e Protagonismo Juvenil: relato de uma intervenção extensionista”, é resultado de uma oficina realizada pelos alunos do V módulo do curso de Administração, como parte do Projeto Conecta. A atividade teve como foco estimular a construção de projetos de vida e fortalecer o protagonismo juvenil.