Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Professores do IFPI realizam visita em áreas de cajueiro no município de Pio IX

Notícias

Professores do IFPI realizam visita em áreas de cajueiro no município de Pio IX

publicado: 20/10/2023 10h45 última modificação: 14/11/2023 15h07

Na última quinta-feira,19, professores do IFPI realizaram uma visita às comunidades Guaribas I e II. A atividade teve como objetivo acompanhar in loco o ataque nas lavouras de caju por uma praga que tem preocupado os produtores de caju por conta das perdas na produção.

No primeiro momento os pesquisadores realizaram coleta de material (coleopteros) para um estudo detalhado e observaram o modo de ação e comportamento desses insetos. A praga ataca as panículas (inflorescência) do cajueiro e brotações mais novas além de maturi e o próprio pedúnculo. Por ser um inseto de hábito noturno o ataque é durante a noite sendo frequente de 8 às 11 da noite.

Os pesquisadores Raimundo Nonato e Lucas Souza recomendam o uso de armadilhas luminosas, porém ainda são necessários estudos para diagnosticar a causa da presença elevada dessa praga, mas ultimamente o município de Pio IX vem sofrendo com incêndios próximos as áreas de cajueiro e esse ano a temperatura elevada pode também estar favorecendo a incidência dessa praga que já existia, mas não nessa proporção. Segundo os pesquisadores Raimundo Nonato e Afrânio Teles ainda não há defensivos registrados para essa praga

A visita aconteceu em decorrência da solicitação realizada pelo presidente do Sindicato Rural, Luis Pereira, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erinaldo Andrade. Também participaram da visita pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical e Senar.