Notícias
Campus Pio IX realiza prática de contenção de voçorocas em áreas de cajueiro

A intervenção teve como objetivo socializar aos produtores formas de se conter a erosão do solo
Alunos e professor do Campus Pio IX do IFPI realizaram, no sábado, 3, uma ação de intervenção em uma área de cajueiro localizado no assentamento Nova Esperança. A ação foi executada pelo professor Webiston Freitas juntamente com alunos Alney Alencar e Nilmar Silva, ambos do curso técnico em Agropecuária.
A intervenção teve como objetivo socializar aos produtores formas de se conter a erosão do solo. É sabido que, no assentamento, algumas áreas de cultivo de cajueiro vêm passando por processos erosivos de solo, parte em processo inicial de degradação e outra em estágio avançado.
“A erosão do solo é uma grande ameaça do ponto de vista ambiental que pode influenciar na sustentabilidade e na produtividade agrícola em especial para a cultura do caju. Muitas vezes, o manejo empregado no solo influencia diretamente na estrutura do solo favorecendo os processos erosivos”, explicou Webiston Freitas.
Para a efetividade da intervenção, o docente comentou que, inicialmente, foi realizada uma contenção de voçoroca utilizando estacas, telas, madeiras e sacos de areia. Essa prática, associada ao plantio de espécies de plantas nativas ao lado das voçorocas, estabiliza as ações erosivas de solo.
Ainda de acordo com o professor, essas aulas de campo promovem o contato e a interação entre docentes, alunos e comunidade onde há troca de experiências e conhecimentos. “A prática de contenção realizada no assentamento pode despertar o interesse de produtores que querem evitar ou conter esses processos erosivos em suas áreas agrícolas”, finalizou.