Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Campus Avançado Pio IX realiza prática de plantio de mandioca

Campus Avançado Pio IX realiza prática de plantio de mandioca

publicado: 16/03/2020 12h39 última modificação: 16/03/2020 12h39

No dia 14 de março, alunos do Campus Avançado Pio IX realizaram uma prática sobre plantio de mandioca (Manihot esculenta Crantz), realizada no Assentamento São Luiz II,  localizado no município de Pio IX.

Os alunos observaram na prática a escolha das manivas para plantio, variações de espaçamentos e consórcio cultural. As manivas usadas são da variedade Pretinha desenvolvida pela EMBRAPA altamente produtiva podendo chegar até 50 toneladas/ha.

Segundo os professores Webiston Freitas e Francisco Wellington, que orientaram os alunos na atividade prática, além do plantio de mandioca foi realizada a semeadura de sementes de sorgo forrageiro da variedade Ponta Negra nas entre linhas das fileiras duplas da mandioca para ser usado na produção de silagem para ser fornecida aos animais do campus.

“Após 1 ano de cultivo, dependendo do desenvolvimento da cultura, as raízes de mandioca serão transportadas para a casa de farinha (aviamento), localizado no próprio Assentamento, para que seja processada na disciplina de PPOAV (Processamento de Produtos de Origem Animal e vegetal),  para produção de goma e farinha pelos próprios alunos”, comentou o professor Izonaldo Dias.