Notícias
Campus Avançado Pio IX começa o processo de ensilagem de milho e sorgo
Entre os dias 6 e 8 de maio, alunos do Curso Técnico em Agropecuária, terceirizados, professores, monitores e estagiários estiveram realizando silagem de milho e sorgo no Campus Avançado Pio IX.
A silagem consiste no armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.
“Pio IX, por ser um Município que fica localizado no semiárido piauiense possui uma baixa distribuição pluviométrica, havendo a necessidade de se utilizar tecnologias adaptadas para convivência com a seca. Uma tecnologia que o Campus vem adotando há algum tempo é a produção de silagem de milho”, explicou Webiston Nicolau de Freitas, Coordenador do Curso de Agropecuária..
Nesse ano foi realizado a combinação de milho (Zea mays L) e sorgo (Sorghum bicolor L) da variedade Ponta Negra para a produção de silagem. O campus possui atualmente 9 animais ruminantes entre caprinos e ovinos, e a silagem é fornecida a esses animais no período de estiagem juntamente com feno de mata pasto, que é uma leguminosa abundante na região.
Segundo o Diretor Geral do campus, Izonaldo Dias, a produção de silagem no campus, além de proporcionar aos alunos conhecimentos práticos de como deve ser realizada de forma correta, também terá o produto final que será fornecido aos animais.
O Coordenador da Fazenda Escola, Fábio Carrero, informa ainda que nesse ano foi adotado o sistema de produção de silagem utilizando sacos plásticos, que é uma nova forma de se conservar o milho e o sorgo após o corte, adição de fubá de milho e prensagem do material.