Notícias
Professor e aluno desenvolvem app sobre Manifestações Culturais
O professor do Campus Teresina Zona Sul, Juscelino Lima, e seu orientando Paulo Sobrinho Ferreira, graduando do curso de Análise de Sistemas do Campus Picos, desenvolveram o aplicativo Localizador de Expressões e Manifestações Culturais Regionais Piauienses – LERCULT/PI, resultado de pesquisa financiada por edital específico do PIBITI-CNPq, no ano de 2019.
O LERCULT/PI é um produto tecnológico inédito no Piauí e tem o objetivo de fazer uma amostragem, por meio de uma plataforma on line, das principais expressões e manifestações culturais, além de descrever suas principais características, reveladores de um patrimônio cultural no território regional dos sertões piauienses, cuja referência geográfica regional é a microrregião de influências de Picos.
“Marcadamente reconhecido pelo domínio das caatingas e predomínio do clima semi árido e seus rigores anuais, esse território regional, por um lado, ganha projeção por conter alguns dos municípios, os mais pobre do Brasil. Por outro lado, é o recorte espacial do Piauí, respeitado pela larga e importante produção de caju, mel e seus derivados, fato que consagra o nosso estado, como um dos de maior destaque, no Brasil”, disse o professor.
Ainda segundo o professor Juscelino, a história de formação e organização socioespacial do Nordeste, desde a colonização, considerando as diferentes fases, imprimiu sobre o Piauí, com particular destaque, a Microrregião de Picos, distintos formas de expressar o conteúdo cultural. “A exemplo disso, disso, temos de forma extraordinária, o município de Oeiras, com uma vasta lista de lendas e parlendas, além claro, da linda e diferenciadas formas de expressar conteúdos religiosos”, completou.
O projeto aborda todos os 55 municípios da região, cada qual com seu potencial de expressão e manifestação cultural, mas todos, com algo em comum: rico acervo, fruto da longa evolução histórico, social e econômico de cada território municipal.
O aplicativo resume esse cenário cultural de forma interativa, informativa e educativa, e reafirma o compromisso da ciência, instituições de pesquisa e pesquisadores em contribuir com o avanço do conhecimento e da forma de renovar a forma em ensinar e aprender.
Os criadores incluíram no aplicativo uma aba onde os visitantes que conheçam alguma expressão/manifestação não informada de seu município podem enviar a nova informação para ser adicionada.
O LERCULT pode ser acessado, a partir de tablets ou celulares, fazendo o dowload no Google Play, ou ainda acessar do link