Você está aqui: Página Inicial > Picos > Notícias > II Mostra de Linguagem e suas Tecnologias movimenta Campus Picos

Notícias

II Mostra de Linguagem e suas Tecnologias movimenta Campus Picos

publicado: 30/03/2017 14h21 última modificação: 30/03/2017 14h37

No período de 22 a 25 de março, os estudantes do Campus Picos participaram da II Mostra de Linguagens e suas Tecnologias, com o tema “Linguagem e Poder: entre o dizer e o fazer”, coordenada pela professora Ana Karina Barbosa Sampaio.

O objetivo foi realizar um evento que promovesse uma mostra cultural no campus, incentivando os participantes e professores do Ensino Médio integrado a planejar e executar trabalhos culturais, oportunizando a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, além de promover a integração entre ensino e pesquisa na realização debates e apresentação dos trabalhos.

A abertura do evento contou com apresentação de ballet, seguida da palestra Linguagem e Poder, ministrada pelo Prof. Dr. João Benvindo de Moura (UFPI). Na sequência das atividades, os alunos do 3º ano de informática apresentaram a peça “O homem que calculava”, de Malba Tahan, orientada pelos professores de matemática, Rubens de Carvalho Almondes e Klaydiane Silva de Sousa.

A noite de quarta-feira (22) fora encerrada com a mesa redonda “A linguagem matemática nos cursos de ciência”, realizada por – Prof. Dr. Ronaldo Campelo da Costa – IFPI, Prof. Me Rubens de Carvalho Almondes – IFPI e Prof. Me. Jorge Maurício Silva Santos - IFPI e Prof. Me. Francisco de Assis Araújo Barros – IFPI.

No dia 23, as turmas do 1º ano expuseram jogos de tabuleiro e digitais no âmbito da língua portuguesa, inglesa e espanhola, orientados pelos professores Antônio Eviston de Sousa Batista e Luziane Marques Siqueira, Francisca Patrícia e Dieyme Silva. O nível de interação entre as turmas foi muito significativo, proporcionando o aprendizado da língua de forma lúdica. Ao longo do dia os alunos estiveram envolvidos ainda nas oficinas de libras (Prof. Fátima Letícia) e stencil (Prof de Artes Janio Tavares), cinema (Profa. de Sociologia, Angela Costa e Prof. de Português, Midiã Gomes), além de participarem de cine-debate Memórias da Ditadura Civil-Militar, com o Prof. de História, Rodrigo Gerolineto.

No terceiro dia do evento, foi realizada exposição da linguagem musical. As salas do segundo ano elaboraram o trabalho “Corredor Musical”: o forró, rap e o rock. O primeiro gênero, com orientação da Profª. Angela, deu ênfase ao amor cantado nas músicas de Gonzaga a Aviões do Forró; o segundo gênero, orientado pelas professoras Midiã Gomes e Aliciane Silva, na turma de administração, os estudantes proporcionaram aos visitantes uma verdadeira experiência do significado do gênero para as populações marginalizadas, que vivem em regiões periféricas e a forma como os rap’s usam a música, a dança e o grafite como resistência à opressão a qual são submetidos cotidianamente. E, finalmente, o corredor musical dedicou ao espaço do rock, onde os visitantes puderam percorrer na história do rock nacional desde a década de 60 até 2000, ao final da experiência a sala se transformou numa grande pista de dança, onde os convidados eram motivados a experimentar os diversos estilos de rock.

No mesmo dia, à tarde, os alunos vivenciaram a linguagem cinematográfica, atividade do 3º de informática orientada pelo Prof. Vicente Medeiros.

À noite aconteceu o sarau “Amargura Social: condensando o Brasil em um só grito”, que evidenciou o potencial dos alunos na elaboração de poesias e destaques da poesia de Ferreira Gullar, Vinícius de Morais, Paulo Leminski ao denunciar as injustiças sociais.

O encerramento da II Mostra se deu no sábado letivo, com o ensaio aberto da peça “A farsa da Boa Preguiça”, de Ariano Suassuna, ação do Projeto de Extensão de Teatro, coordenador pelo Prof. Jânio Tavares.

 Confira mais fotos na nossa fanpage.