Notícias
Professora do Campus Pedro II é indicada ao prêmio CAPES de tese 2023
Emília Soares, professora de língua portuguesa do Campus Pedro II, foi indicada para concorrer ao prêmio CAPES de tese 2023.
Entre 2018 – 2022, a professora fez doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e escreveu a tese “Maternidade incômoda e jogos de espelhos femininos na Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante”. Sua pesquisa foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) para concorrer ao Prêmio CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de tese 2023.
A tese aborda a Tetralogia Napolitana e nos apresenta a trajetória de Lila e Lenu em sua odisseia subjetiva diante das complexas regras masculinas. O estudo objetiva analisar como a linguagem ferrantiana constrói uma poética da maternidade cuja matriz criativa encontra-se na frantumaglia, que corresponde a um território movediço, pantanoso, onde um emaranhado de fragmentos de dor, advindos da infância, faz emergir a complexa identidade da mãe incômoda. A genealogia feminina, deste modo, é constituída por meio de jogos de espelhos entre as demais personagens que também vivenciam a maternidade com consciência subversiva, portanto, não romantizada.
Para ter acesso à tese, clique aqui.