Notícias
Pedro II realiza atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Com o tema “Ciência para a redução das desigualdades” e foco na formação cidadã, através de uma perspectiva interdisciplinar, o Campus Pedro II realizou atividades integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, entre os dias 16 e 18 de outubro.
Organizado pela Coordeação de Pesquisa e Inovação, o evento contou com uma programação diversificada que incluiu palestras, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, concursos de redação, poesia, fotografia, desenho e música e noite cultural.
A abertura do evento, bem como as demais atividades realizadas durante o turno matutino, nos três dias de evento, foi realizada no espaço Cláudia & Eventus. A palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 – IFPI Pedro II, foi ministrada pelo professor Antenor Fortes de Bustamante, do próprio campus, que abordou “A política de expansão dos Institutos Federais no Brasil e seus impactos na redução das desigualdades”. Após o intervalo, o professor Marcos Vinício de Santana Pereira, da UESPI de Corrente, discutiu “O papel das políticas públicas para a redução das desigualdades sociais no Brasil.”
Durante o turno vespertino, as atividades foram realizadas no Campus Pedro II. Seis minicursos foram oferecidos para os 350 inscritos no evento no primeiro dia de evento, abordando os temas “Análise do preconceito linguístico no Brasil”, ministrado pelas professoras Lucinete Maria da Silva e Irlana Policarpo Moita Sousa (do IFPI- Pedro II); “A democratização da ciência para redução das desigualdades sociais e regionais no Brasil”, que teve à frente os professores Raimundo Lenilde de Araújo e Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (ambos da UFPI- Teresina); “Relação entre gênero e política: análise dos avanços e conquistas das populações LGBTS nos últimos anos”, proferido pela professora Daiany Caroline Santos Silva (IFPI – Pedro II); “Prevenção do Bullying na Escola: um diálogo necessário, da assistente social” Tulyana Coutinho Bento Pereira (IFPI – Campus Pedro II); “A obra Kolping Estadual e sua importância no contexto social pedrossegundense”, ministrado por Marcielle da Fonseca Ferreira Batista (Obra Kolping Estadual – Pedro II) e “Trabalhadores do Século XXI: seremos substituídos por robôs?”, conduzido pela professora Angélica Pereira Soares (IFPI- Pedro II).
O encerramento das atividades do primeiro dia de evento foi com as apresentações dos concursos de música e poesia no auditório do campus, além dos concursos de desenho, redação e fotografia, em salas de aula.
A manhã do segundo dia de evento foi marcada pelas palestras “A educação como ferramenta para redução das desigualdades”, ministrada pela professora Maria D´alva Macêdo Ferreira (UFPI - Teresina) e “A contribuição da Educação Popular para a defesa da cidadania pedrossegundense”, proferida por Adeotada Maria dos Anjos (Diretora da Escola Thomas a Kempis e assessora de estudos bíblicos do Centro de Formação Mandacaru).
Durante a tarde, outros seis minicursos foram ofertados no IFPI: “Educação e gênero: quebrando tabus”, do professor Marcos Vinício de Santana Pereira (UESPI); “O papel da gestão pública no desenvolvimento socioeconômico”, conduzido pelo professor Clayton Robson Moreira (IFPI – Pedro II); “Educação e cidadania: um debate acerca da teoria da justiça como equidade de John Rawls”, que teve como expositor o professor Alex de Mesquita Marinho (Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, de Lagoa de São Francisco-PI) ; “A influência da língua inglesa no mundo digital”, comando pelas professoras Márcia Cristiane Campelo Lima Mororó e Isabel Cristina dos Santos Sales (IFPI - Pedro II); “O papel da globalização na reprodução das desigualdades e das violências”, que teve à frente o professor Francisco Denílson Santos de Lima (IFPI - Pedro II), “A democratização da ciência para redução das desigualdades sociais e regionais no Brasil” (8 horas), ministrado pelos professores Raimundo Lenilde de Araújo (UFPI- Teresina), Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque (UFPI- Teresina) e “A importância dos programas sociais na redução das desigualdades socioeconômicas do Brasil”, do professor Marcelino de Oliveira Fonteles (IFPI – Pedro II).
A manhã do último dia de evento contou com palestras dos professores Wanderson Gomes Paz (UESPI – Piripiri) e Francisco Marcelino Almeida de Araújo (IFPI- Teresina Central). O primeiro ministrou a palestra “A redução das desigualdades através da mediação de conflitos na escola”, enquanto o último discutiu “o papel das novas Tecnologias digitais para reduzir desigualdades sociais”.
O turno vespertino foi marcado por dezenas de apresentações e discussões de trabalhos de professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento, que se dividiram em eixos temáticos de acordo com as suas linhas de pesquisa. Após as apresentações no Campus Pedro II, o público se deslocou para a Praça do Recanto, para participar da “Noite Cultural”, com a Banda Ywes como grande destaque da noite. Além das atrações musicais, o evento foi marcado pela apresentação dos finalistas dos concursos de redação, poesia, fotografia, desenho e música e divulgação dos vencedores de cada categoria.
“Foi através da esperança, em tempos crise, que este projeto deu seu pontapé inicial. Esperança representada na transformação, através do diálogo e do debate sobre o papel da ciência (e com ela a educação), na redução das desigualdades e no exercício da cidadania. As atividades realizadas fortaleceram conceitos e conteúdos, competências e habilidades de 350 jovens inscritos no projeto, através de uma de uma visão consciente e crítica do papel da ciência na redução das diferentes desigualdades. Diante do exposto, a palavra gratidão resume o meu sentimento!”, ressaltou o professor Francisco Denílson Santos de Lima, Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus.