Notícias
Alunos do IFPI participam de inauguração do primeiro Museu dos Povos Indígenas do Piauí
Alunos do Campus Pedro II do IFPI participaram, no dia 30 de agosto, da cerimônia de inauguração do primeiro Museu dos Povos Indígenas do Piauí, na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco, que contou com a presença da Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, do Governador do Piauí Rafael Fonteles, diversas autoridades e várias lideranças indígenas.
A delegação do campus foi formada por integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), envolvendo tanto alunos quanto servidores e professores. “O NEABI tem forte atuação com a promoção da diversidade étnico-racial e na sensibilização sobre a cultura afro-brasileira e indígena e enxerga no museu um local de convergência entre passado e presente, entre tradição e renovação”m disse o professor Lucas Costa, presidente do Núcleo.
O professor Lucas Costa destacou ainda a importância do Museu como um espaço de memória e identidade para os povos indígenas. “O Museu dos Povos Indígenas Anisia Maria é um local de celebração das tradições, um espaço educacional para as futuras gerações e um farol que ilumina a jornada de entendimento mútuo, onde as narrativas ancestrais ganham vida e as histórias são contadas por meio de artefatos, pinturas e exposições”, falou.
A inauguração caracteriza-se como um tributo à perseverança e resiliência desses povos. Além de reafirmar-se como uma política de compromisso com a promoção da diversidade e com a preservação das riquezas culturais que moldam nossa identidade como nação.
O Museu dos Povos Indígenas Anisia Maria se apresenta não apenas como um espaço de exposição, mas como um local de encontro, aprendizado e respeito à pluralidade cultural, consolidando-se como um tesouro cultural do estado do Piauí.