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Alunos do Campus Pedro II visitam Embrapa e Meliponário

publicado: 31/08/2023 13h40 última modificação: 31/08/2023 13h40

No dia 22 de agosto, acadêmicos de Ciências Biológicas e estudantes do Ensino médio do curso de Meio Ambiente do Campus Pedro II realizaram uma visita técnica à Embrapa Meio Norte e ao Meliponário do Sr. Amorim, no âmbito do projeto "Pesquisando o Doce Mundo das Abelhas Sem Ferrão", que assume um papel crucial na ampliação do conhecimento e na promoção da conscientização sobre o papel fundamental das abelhas sem ferrão no nosso ecossistema.

A visita à Embrapa Meio-Norte proporcionou uma oportunidade de interação com a pesquisadora Fábia de Mello Pereira, que não apenas apresentou abelhas sem ferrão como agentes componentes da natureza, mas também ressaltou sua importância para a polinização de plantas e a produção de alimentos, criando uma consciência mais profunda sobre a necessidade de proteger e preservar esses polinizadores.

A segunda parte da visita, foi conhecer o meliponário, que acrescentou uma dimensão prática ao aprendizado. O Sr. Amorim apresentou seu conhecimento sobre o manejo e cuidado das abelhas sem ferro, destacando a multiplicidade de espécies presentes em seu meliponário. “Sua demonstração sobre o manejo de minicolônias e a atenção constante que as abelhas emergentes proporcionaram uma visão potencial do trabalho envolvido na preservação desses insetos”, disse o professor Williame Rodrigues.

A visita contou ainda com a contribuição da Bióloga Sandra Sousa, que desenvolve o projeto de educação ambiental ARANDU, e realizou dinâmicas interativas que ilustraram vividamente a importância das abelhas para o meio ambiente. Seu trabalho de divulgação de conscientização ambiental em escolas públicas e privadas contribuiu para sensibilizar os participantes sobre a vitalidade das abelhas para a biodiversidade e a sustentabilidade.

"Esta visita é uma oportunidade de aprendizado fora dos limites tradicionais da sala de aula. Ela ajuda a desenvolver habilidades de observação, análise crítica e aprendizado prático, que são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico. Além disso, ao vivenciar a importância da preservação ambiental e da conscientização, os alunos podem se tornar cidadãos mais engajados e conscientes do seu papel na sociedade, concluiu o docente”, finalizou o professor Willame Rodrigues.