Notícias
Servidora do Campus Paulistana lança livro sobre Educação Escolar Quilombola
A servidora do Campus Paulistana, Francisca das Chagas da Silva Alves, lançou o livro “Educação Escolar na comunidade Quilombola Contente”, que foi construída em parceria com a professora Maria Jorge dos Santos Leite, da Universidade de Pernambuco.
As autoras realizam pesquisas em torno das temáticas voltadas para as comunidades quilombolas, e o livro faz uma análise da educação ministrada na Escola Euzébio André de Carvalho, uma unidade de ensino que atende à demanda por educação da comunidade quilombola Contente, no município de Paulistana, interior do Piauí.
O olhar lançado sobre o processo educativo tem como referência à legislação brasileira, que trata da educação das relações étnico-raciais, com ênfase na educação quilombola. Ao investigar a forma como a escola desenvolve seu trabalho pedagógico, as autoras analisam os documentos como a BNCC, as Diretrizes Curriculares Estadual (Piauí) e Municipal (Paulistana) e a Proposta Pedagógica da escola, buscando identificar neles os princípios constitutivos da educação quilombola, e como esses elementos podem contribuir para o fortalecimento da identidade dos sujeitos da comunidade.
A principal intenção é que o livro seja um canal para que autoridades políticas e as instituições educativas ouçam as comunidades quilombolas, que secularmente passam por um histórico de lutas por uma educação que lhes faça sentido.