Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Paulistana tem Aperfeiçoamento do Projeto Escola da Terra Semiárido

Notícias

Paulistana tem Aperfeiçoamento do Projeto Escola da Terra Semiárido

publicado: 13/10/2025 15h28 última modificação: 13/10/2025 15h28

No dia 11 de outubro, o Campus Paulistana realizou o Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento do Projeto Escola da Terra Semiárido, do Programa Escola da Terra, uma das ações vinculadas ao Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo).

O curso é realizado pela parceria entre o IFPI, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) , a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) e as Secretarias de Educação dos municípios de PAcauã, Alagoinha do Piauí, Betânia do Piauí, Caridade do Piauí, Fronteiras, Fronteiras, Paulistana, Pio IX e São Julião, contemplando 120 professores.

O evento reuniu a coordenação do Projeto, professores formadores, gestores municipais, representante da Secretarias Estadual de Educação, representantes de comunidades e cursistas, que são professores e professoras das redes municipais que atuam em turmas multisseriadas e nos anos iniciaisem escolas localizadas no campo.

A programação constou de apresentações culturais, mesa de abertura, mesa temática, com as palestrantes as professoras Líria Aquino e Raimunda Gomes, que discutiram temas como educação do campo no contexto do semiárido, educação para transformação social, práticas pedagógicas e formação docente.

No IFPI a implementação do curso de capacitação dentro do programa escola da terra, está na sua segunda versão, o primeiro curso ocorreu no ano de 2024 com a linha formativa escola da terra “quilombo”, que atendeu professores e professoras que atuam em escola de comunidades quilombolas ou que recebiam estudantes que moram em quilombos, e foi coordenado pelo Professor Emanuel Alcantra.

O curso escola da terra “semiárido” possui como sede campus de Paulistana e um polo no campus Pio IX e, tem como coordenador o professor Gilson Mendes. A carga horária é de 180 horas.