Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Campus Paulistana impulsiona projetos no laboratório Maker

Notícias

Campus Paulistana impulsiona projetos no laboratório Maker

publicado: 01/06/2023 13h23 última modificação: 01/06/2023 13h23

A partir de maio de 2023, o laboratório Maker do Campus Paulistana, passou a ser gerido pelas professoras do eixo de Informática Maíla de Lima Claro e Aline Montenegro Leal Silva, e desde então vem impulsionando projetos com base na tecnologia “Do it yourself” (Faça você mesmo), com o intuito de difundir essa cultura no campus e proporcionar novos conhecimentos à comunidade interna e externa.

O primeiro projeto realizado foi um curso de corte e costura, destinado a servidoras da área de limpeza do campus e executado pela também servidora da área de segurança, Rubenilda da Costa. Segundo ela, costurar é espalhar beleza pelo mundo por meio da linha, botão e o coração. “Quem usa as roupas costuradas por mim, sempre carrega um pedacinho do meu coração”, disse.

A cultura Maker é uma oportunidade de resgatar as atividades práticas de modo a estimular os alunos por meio de projetos desafiadores que, na maioria das vezes, contam com a tecnologia como aliada. “Ela utiliza os seus 5 pilares (criatividade, sustentabilidade, colaboração, democratização e empoderamento) nas salas de aula para incentivar os alunos a aprenderem fazendo”,explicou Maíla Claro, coordenadora do laboratório.

O segundo projeto proposto foi um curso experimental intitulado: mergulhando no universo Maker, para coordenadores e professores de várias áreas do campus, e ministrado pela docente Aline Leal. “O curso teve o intuito de incentivar a resolução de problemas de maneira inovadora e proporcionou uma nova visão aos envolvidos para o uso dessa cultura como benefício ao processo de ensino e aprendizagem”, falou.