Notícias
Semana do Meio Ambiente marca sábado letivo no Campus Parnaíba

O evento teve como objetivo discutir as causas e efeitos da crise ambiental e a repercussão do processo na prática cidadã
A segunda edição da Semana do Meio Ambiente (SEMA) do Campus Parnaíba do IFPI foi realizada no sábado, 24, e movimentou o dia letivo da instituição. O evento teve como objetivo discutir as causas e efeitos da crise ambiental e a repercussão do processo na prática cidadã, através do levantamento das ações possíveis para mitigar os efeitos da dilapidação dos recursos naturais e das relações socioambientais.
O evento, coordenado pelas professoras Hannah Isabel e Márcia Regina Araujo, contemplou estudantes do ensino médio do campus e contou com a colaboração de docentes, egressas, técnicos-administrativos e convidados da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Nessa edição, foram oferecidas oficinas com variados temas: Introdução ao QGis, Reciclagem de equipamentos eletrônicos, Serpentes: introdução ao mundo dos Ophidia, Ecomuseu do Delta do Parnaíba, Construindo um futuro sustentável: educação ambiental na construção civil, Projetos estruturais sustentáveis, Arte, literatura e educação ambiental, e Filosofia, Matemática e Sociologia: diálogo com a MPB para pensar os problemas ambientais.
Ainda na oportunidade, houve um concurso cultural, com o tema “Um olhar sobre o meio ambiente em Parnaíba”, que envolveu três modalidades: fotografia, poesia e desenho. O tema foi o mesmo da SEMA.
Essa atividade foi promovida em alusão ao Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e correspondeu à culminância do projeto Educação Ambiental. Também faz parte de uma das ações do projeto de pesquisa “Marcos legais e áreas protegidas: o contexto de criação da APA Delta do Parnaíba”, coordenado pela professora Márcia Regina Araujo.