Você está aqui: Página Inicial > Parnaíba > Notícias > Professor do Campus Parnaíba apresenta trabalho em evento na Espanha

Notícias

Professor do Campus Parnaíba apresenta trabalho em evento na Espanha

publicado: 05/04/2017 16h31 última modificação: 05/04/2017 16h31
Exibir carrossel de imagens Alexandro Nascimento é aluno do Doutorado Interinstitucional em Física (IFPI-UFAL)

Alexandro Nascimento é aluno do Doutorado Interinstitucional em Física (IFPI-UFAL)

O professor Alexandro Nascimento, do Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participou da 7ª edição da Conferência do Grafeno, de 28 a 31 de março, em Barcelona, Espanha. O evento europeu é considerado um dos maiores a abordar temas relacionados ao grafeno e outros materiais bidimensionais. Ao longo das seis edições anteriores, a Conferência do Grafeno reforçou sua posição como o principal ponto de encontro da comunidade de pesquisadores sobre o tema em todo o mundo.

O grafeno foi descoberto em meados do século passado, mas foi pouco estudado até ser redescoberto, isolado e caracterizado por pesquisadores da Universidade de Manchester, em 2004. Essa descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Física, em 2010, aos pesquisadores. Ele consiste em uma camada fina de átomos de carbono organizada em uma rede hexagonal. Suas propriedades incomuns, como sua força elástica e condutividade elétrica, o tornaram um dos materiais mais promissores para futuras aplicações.

Durante a Conferência, Alexandro Nascimento apresentou um trabalho com o título "Resonant tunneling through a finite-width potential barrier in graphene nanoribbons". Nele, o professor aborda o estudo teórico de propriedades de transporte eletrônico em nanofitas de grafeno.  Essas nanofitas são fitas estreitas, com dimensões da ordem de alguns nanometros (1 nanometro corresponde a 1 bilionésimo do metro), obtidas a partir do corte em determinadas direções de uma folha de grafeno.

"Esse trabalho é fruto de estudos iniciais de minha pesquisa, sob orientação do professor Rodrigo de Paula Almeida Lima, dentro do programa de Doutorado em Física na modalidade  DINTER entre o Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas e o IFPI", conta Alexandro. Atualmente, são seis professores do IFPI, de vários Campi, cursando o Doutorado em Física há pouco mais de um ano. Estes professores desenvolvem pesquisas tanto teórica como experimentais na área de Física da Matéria Condensada.

Na Espanha, o professor de Parnaíba visitou o Grupo de Nanosistemas Quânticos da Universidade Complutence de Madrid. "A UFAL possui colaborações com esse grupo e a visita teve como objetivo conhecer o grupo e firmar possível co-orientação", concluiu.

Confira o resumo do trabalho apresentando por Alexandro Nascimento e acesse o site da Conferência do Grafeno.