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Ouvidoria

publicado 22/05/2016 15h10, última modificação 19/03/2021 16h15

Apresentação

A Ouvidoria do Instituto Federal do Piauí é um setor vinculado à Controladoria Interna cujo papel se assenta na promoção e defesa dos direitos dos cidadãos a partir da viabilização da participação e do controle social assumindo um papel de extrema relevância para a valorização da cidadania, de forma a assegurar o fim público da ação administrativa.

No IFPI, a Ouvidoria atua com as manifestações típicas, previstas na Lei nº 13.460/2017 a saber: denúncia, elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão de modo a configurar-se como um instrumento de comunicação entre a sociedade e a gestão pública intermediando a participação da comunidade sobre a melhoria da prestação dos serviços públicos e a geração de igualdade de oportunidades, permitindo que o cidadão tenha voz e vez dentro da Administração Pública.

As manifestações  podem ser feitas de forma eletrônica, por meio do Sistema FalaBr, ou presencialmente, com esclarecimento de dúvidas e disponibilização de equipamento para registro do pedido de informação.

O atendimento presencial na Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e de 13h às 17h.

Excepcionalmente, em virtude da suspensão de atendimento presencial decorrente da pandemia do Covid19, a Ouvidoria está atuando de forma eletrônica.

Como se cadastrar no sistema FalaBr

Primeiro Acesso

  • Acesse o site www.falabr.cgu.gov.br
  • Clique em “Cadastrar” no canto direito superior da tela inicial.
  • Preencha os campos com seus dados e clique em “Avançar”.
  • O sistema apresentará a seguinte mensagem de confirmação: “Seu cadastro foi realizado com sucesso. Uma mensagem de confirmação foi encaminhada para o seu e-mail (xxxxxx@xxxx.com.br) com orientações para ativação do seu usuário no sistema”
  • Acesse o e-mail e siga as instruções.

Como registrar uma manifestação de ouvidoria

Eletronicamente, pelo Sistema FalaBr:

Para registrar sua manifestação de ouvidoria no Fala.BR, siga os seguintes passos:

  • Acesse o Fala.BR e clique em “Nova Manifestação”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema.
  • Em seguida, clique em um dos ícones disponíveis “Denúncia”, “Elogio”, “Reclamação”, “Simplifique”, “Solicitação” ou “Sugestão”.
  • Preencha os campos do formulário do pedido:
    • Opção de preservar sua identidade no pedido: veja mais no capítulo 9 do Manual.
    • Modo de Resposta: selecione uma das três opções: correspondência física (com custo); buscar /consultar pessoalmente (no balcão do SIC); e pelo sistema (com avisos por e-mail).
    • Campos sobre destinatário: Preencha os campos e selecione o órgão destinatário da sua manifestação.
    • Campos com a Descrição:
      • Assunto: selecione o assunto de sua solicitação de informação.
      • Fale aqui: especifique detalhadamente a informação a que deseja obter acesso.
      • Anexos: Para isso, clique em “Incluir Anexos”.
      • Local do Fato: Selecione a UF (Estado), Município e o Local.
      • Quais são os envolvidos: Detalhe o nome do envolvido, o órgão/empresa a que pertence e a função.
      • Após preencher os campos, clique no botão “Avançar” ao final da página.
      • A seguir, o sistema abrirá outra tela em que você poderá revisar os dados da sua manifestação. Se for necessário alterar algum dado, clique em “Voltar”. Se os dados estiverem corretos, clique em “Concluir”.

Pronto! Sua manifestação foi registrada. O sistema informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail. Guarde esse número: ele é a forma mais rápida de acompanhar seu pedido futuramente.

Prazo de resposta

O órgão tem até 30 (trinta) dias para responder o seu pedido, prorrogáveis, caso necessário, por mais 30 (trinta) dias.

Como localizar uma manifestação ou um recurso

É possível acompanhar o andamento das manifestações e recursos que você registrou, tenham sido eles respondidos ou não.

Para localizar uma manifestação no sistema, siga os passos descritos abaixo:

  • Acesse a área “Minhas Manifestações”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema.
    • Serão exibidas duas listas: a primeira contém todos as suas manifestações; a segunda apresenta os seus recursos.
    • Para acessar os filtros de busca das manifestações clique na seta localizada no canto direito. Se você não preencher nenhum filtro e clicar em “Consultar”, todos as suas manifestações serão listadas.
    • Após preencher os filtros e clicar em “Buscar”, os resultados serão gerados logo abaixo da ferramenta de pesquisa.

Para outras funcionalidades do sistemaFalaBr, acesse o Manual do Usuário.

Contatos

Ouvidora:

Franciscleia de Oliveira Souza
Currículo Lattes
Portaria de designação
Telefone: (86) 3131-1407
E-mail: ouvidoria@ifpi.edu.br
Avenida Jânio Quadros, 330, Santa Isabel, Teresina/PI, CEP 64.059-430, Sala A-103/Ouvidoria

Relatórios da Ouvidoria

Aqui, são divulgados os relatórios de gestão e os relatórios de atendimento com a quantidade de pedidos de acesso à informação recebidos, atendidos e indeferidos, registrados no sistema eletrônico FalaBr, desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU):

Relatórios de Gestão da Ouvidoria

Relatório Anual 2020

Relatórios de Atendimentos

Relatório de Atendimentos 2020

Os dados completos podem ser consultados no Painel Resolveu - CGU, selecionando o nome do órgão (IFPI) e o período de consulta.