Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Professor do IFPI utiliza biomassa de babaçu para síntese de nanopartículas fluorescentes

Notícias

Professor do IFPI utiliza biomassa de babaçu para síntese de nanopartículas fluorescentes

publicado: 30/11/2021 14h05 última modificação: 30/11/2021 14h05

O professor do campus Oeiras Rubens Silva Costa, membro do mestrado do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Materiais do IFPI, publicou o artigo “Carbon-dots from babassu coconut (Orbignya speciosa) biomass: Synthesis, characterization, and toxicity to Daphnia magna” no periódico internacional Carbon Trends, que faz parte do acervo da Elsevier, uma das maiores editoras do mundo no meio científico. A publicação foi realizada em cooperação com pesquisadores da UFPI, UFC e LNNano/CNPEM.

Na pesquisa, é utilizado o mesocarpo de coco babaçu como precursor para a síntese de nanopartículas fluorescentes de carbono, conhecidas como Carbon Dots, Essas nanopartículas exibem coloração verde quando excitadas em comprimentos de ondas específicos, e apresentam diversas aplicações como em biossensores, dispositivos optoeletrônicos, carreamento de fármacos, bioimagens e dispositivos emissores de luz.  Segundo o professor Rubens Costa, além do desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa tem forte caráter econômico e social, pois agrega valor a cadeia produtiva do coco babaçu, desenvolvendo um material promissor e de potencial valor agregado, aproveitando um resíduo muitas vezes subutilizado.

A pesquisa ainda contou com um estudo de nanotoxicidade dos Carbon Dots do babaçu em uma espécie aquática. “O atual cenário de desenvolvimento da nanotecnologia e dos nanomateriais, exige cada vez mais uma preocupação com os efeitos que essas nanopartículas possam gerar no meio ambiente. É uma escala diferente, exige preocupações e cuidados diferentes...  ...O nosso material não apresentou toxicidade para o modelo biológico desse estudo, mesmo em concentrações elevadas. Temos um material ecofriendly.” Afirma o professor Rubens Costa.

O trabalho teve a participação dos pesquisadores Manuela Castro e Odair Ferreira, da Universidade Federal de Ceará – UFC, Gabriela Silva, Fabricio Delite, Mathias Strauss e Diego Martinez, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia – LNNano, no CNPEM, em Campinas, e de Bartolomeu Viana, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O professor destaca que este é outro ponto forte do trabalho, a integração e cooperação entre as instituições no intuito de promover a ciência.

O artigo publicado é parte do trabalho de doutorado do professor Rubens Costa, defendido em 2020, realizado na Universidade Federal do Piauí (PPGCM-UFPI).

Confira o artigo na íntegra (texto em inglês).