Notícias
Oeiras realiza primeira fase da Feira de Integração
Nop dia 13 de maio o Campus Oeiras realizou a primeira fase da sua Feira de Integração, um evento que tem como objetivo principal incentivar e valorizar a pedagogia de projetos e a autonomia dos discentes no processo de aprendizagem do ensino médio.
Nesta primeira etapa aconteceu a apresentação e arguição dos projetos de pesquisa e extensão criados dentro do componente curricular Projeto Integrador. A culminância será no final do período letivo com uma mostra das produções finalizadas no semestre.
A pedagogia de projetos é uma abordagem educacional que busca estimular a aprendizagem através da resolução de problemas e da execução de projetos, de forma que os alunos se tornem protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Já o Projeto Integrador, é uma atividade que permite aos alunos desenvolverem habilidades e competências essenciais para sua formação integral, como o trabalho em equipe, a pesquisa, a comunicação e a criatividade.
A Feira de Integração surge como uma oportunidade de apresentar à comunidade escolar e a comunidade externa, os resultados desses projetos, além de valorizar a produção científica e a extensão. O evento contribui ainda para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, além de fomentar a cultura científica e tecnológica na escola.
“Além disso, a Feira de Integração ressalta a importância da autonomia dos discentes no processo de aprendizagem. Ao se envolverem ativamente na escolha e desenvolvimento dos projetos, os alunos são capazes de identificar seus interesses e necessidades de aprendizagem, bem como de se responsabilizar por sua própria formação”, explicou o diretor geral do campus, Paulo Henrique de Carvalho Bueno.