Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Oeiras realiza evento sobre ecoeficiência

Notícias

Oeiras realiza evento sobre ecoeficiência

publicado: 13/06/2018 10h44 última modificação: 13/06/2018 10h44

Nos dias 6 e 9 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí, realizou o III ECOIFPI, com o tema central “Ecoeficiência e produção sustentada”.

A atividade teve enfoque no desenvolvimento sustentável como instrumento para incentivar a sensibilização ecológica e a produção responsável. O evento, que foi aberto à comunidade interna e externa, contou com palestras, oficinas e visita técnica.

Na quarta-feira(06), tivemos pela manhã a participação da Drª Esther Castelo Branco, por meio da Ação Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE), realizando uma palestra direcionada aos alunos, com o objetivo de debater sobre a importância do voto livre e consciente e a efetividade de uma educação cidadã para a cidadania. No turno da tarde foi realizada uma palestra sobre a importância da regularização ambiental dos estabelecimentos comerciais de Oeiras, ministrada pelo engenheiro agrônomo Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente. Logo em seguida, aconteceu um momento lúdico sobre o Projeto Liberdade e Saúde, conduzida pelos médicos veterinários do IBAMA, Fabiano Pessoa, Vinícius Ferreira e Sandovaldo Moura. O projeto Liberdade e Saúde propõe a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses e busca alertar a população para os males transmitidos por animais. As atividades do dia foram finalizadas com o “Show Ecológico” apresentado pelo animador palhaço Pancinha, caricatura do Professor de Espanhol do Campus Floriano Antônio Carlos e com participação do aluno do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica Essondro Juniel.

No sábado(09), a psicóloga Déborah Lima de Carvalho apresentou as contribuições da psicologia para a sustentabilidade tendo como foco a “ecopsicologia”.

A programação também contou com o minicurso “Registro de marcas e ecoeficência” ministrado pela professora Marina Bezerra Silva. A partir do minicurso os alunos aprenderam a criar uma marca com foco em sustentabilidade e as etapas de registro ou proteção da mesma.

O professor de Biologia Francisco Pires Pereira explanou sobre a ‘Invasão de espécies exóticas em ambientes naturais’. O palestrante destacou que uma espécie exótica que prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas que passa a ocupar e transformar a seu favor. E podem representar risco até às pessoas.

Como forma de alertar sobre os efeitos negativos do metano à camada de ozônio, o médico veterinário João Mendes Sobrinho discutiu sobre o ‘Impacto ambiental da produção de ruminantes’, onde tratou sobre a emissão de gases causadores do efeito estufa pelas criações de gado presentes em grande parte do território terrestre. “A população mundial deve ter uma dieta balanceada com diminuição do consumo de carne vermelha. A Europa e Américas são epicentros das emissões por gado de gases prejudiciais à camada de ozônio”, ressalta.

As atividades foram finalizadas com uma visita à UAPP – unidade de aulas práticas e pesquisas do Campus Oeiras, conduzida pelo técnico em agropecuária Marciel Nunes e Júlio Ferreira. Na unidade foram apresentados os diversos cultivos e o manejo aplicado a cada um, a estação meteorológica e sua importância como instrumento de monitoramento e previsão do tempo para os agricultores. Os participantes foram conduzidos para conhecerem o projeto gergelim consorciado com pastagens no formato da integração lavoura-pecuária-floresta, conheceram também os cultivos do meloeiro, melancia e de hortaliças, cultivo da macaxeira irrigada por gotejamento, o manejo racional do solo com práticas edáficas para a manutenção e aumento da fertilidade do solo, a produção de milho verde para o consumo no restaurante institucional e o viveiro como unidadedemonstrativa para a produção de mudas florestais e frutíferas.

Segundo o técnico agropecuária  Júlio Ferreira, o presidente da comissão responsável pelo evento, enfatizou a importância de ações desta natureza, com vistas a sensibilizar à sociedade em geral sobre os cuidados com o Meio Ambiente.