Notícias
IFPI apoia realização de projeto de extensão “Canindé Solar”
No dia 07 de dezembro foi realizado nos municípios de Santa Rosa do Piauí e Oeiras mais uma etapa do Projeto Canindé Solar, projeto de extensão universitária da UFPI, executado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES), que tem como objetivo a implantação de sistemas de bombeamento de água com energia solar para uso na agricultura familiar no semiárido piauiense.
Já foram implantados até o momento 5 sistemas nos municípios de Oeiras, Santo Inácio do Piauí, Santa Rosa do Piauí e José de Freitas. Ainda no mês de dezembro está prevista a instalação de uma unidade no município de Campo Maior com o apoio do CVT em Agroecologia (IFPI – Campo Maior)
Para execução do projeto foram realizadas parcerias locais com o IFPI (José de Freitas, Oeiras e Campo Maior), EMATER, CEFAS e Instituto Piauí Solar. Em Oeiras e Santa Rosa, no último sábado o professor Laerte Amorim, do Campus Oeiras do IFPI, acompanhou a implantação dos sistemas na Comunidade Pé da Serra (Santa Rosa do Piauí) e Assentamento Alto do Bonito (Oeiras), respectivamente em um “cacimbão” (poço amazonas) e no Rio Talhada, ambos destinados ao cultivo de hortaliças e frutíferas, no âmbito da agricultura familiar. Anteriormente era utilizado um gerador diesel (sistema implantado em Oeiras) e a tração humana (sistema implantado em Santa Rosa) para o acesso à água nestas localidades. A atividade teve participação direta dos agricultores na implantação do sistema, como forma de melhor apropriação tecnológica.
“O apoio do IFPI no levantamento das comunidades/agricultores que de fato necessitam do sistema de bombeamento de água por energia solar é de suma importância para o sucesso do projeto. Hoje o custo com energia no bombeamento de água para irrigação representa uma despesa significativa na produção agrícola, podendo até torna-inviável”, falou o professor Laerte.
O projeto continua até 2020 com a meta de implantar mais 5 sistemas de bombeamento solar, totalizando 10. O IFPI segue atuando como parceiro na implantação e especialmente no acompanhamento técnico aos pequenos produtores da agricultura familiar contemplados no projeto.
Está prevista ainda a realização no Campus Oeiras do I Seminário de Agricultores Solares do Piauí, em meados de junho de 2020, onde serão discutidas as principais barreiras e desafios da expansão da tecnologia solar no âmbito da agricultura familiar no estado.