Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Equipe de Oeiras apresenta Diagnóstico do Potencial de Indicação Geográfica da Comunidade dos Potes

Notícias

Equipe de Oeiras apresenta Diagnóstico do Potencial de Indicação Geográfica da Comunidade dos Potes

publicado: 02/04/2024 13h29 última modificação: 02/04/2024 13h29

No dia 13 de maio, a professora Marina Bezerra e a aluna bolsista Neurivania Lopes Sousa, do Campus Oeiras, apresentaram o projeto de Diagnóstico de Indicação Geográfica “Diagnóstico de IG: Artesanato da Comunidade Quilombola Potes” em evento online promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), destinado à apresentação dos trabalhos aprovados e desenvolvidos no âmbito do Eixo I do Edital n° 03/2022 SETEC/MEC, Chamada Pública/Edital Seleção de Projetos para promoção das Indicações Geográficas.

A apresentação expôs os principais resultados encontrados durante a pesquisa. A transmissão da apresentação ocorreu por meio dos canais do YouTube da AGIFES (Agência de Inovação do IFES) e da Inova IFSP (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP). Também, houve apresentações de outros projetos selecionados do referido Eixo.

 “Os resultados dessa primeira etapa foram muito positivos, visto que conseguimos identificar vários documentos que demonstram a notoriedade e a fama da produção artesanal da Comunidade dos Potes, havendo a possibilidade de um futuro pedido de reconhecimento da indicação geográfica. Também, ao longo do projeto, tivemos muitas interações e trocas entre a Comunidade dos Potes e a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Piauí, Campus Oeiras, sendo experiências maravilhosas, em que todos aprendemos bastante”, explicou a professora Marina Bezerra.

Para a discente Neurivânia Sousa, a participação nesse projeto foi uma experiência muito importante em sua trajetória, trazendo novos aprendizados e a oportunidade de trabalhar a pesquisa, já no Ensino Médio.

Confira as apresentações.