Notícias
Capacitação de cooperados encerra projeto com energia solar em Oeiras

Foram capacitadas sete famílias (27 pessoas) da comunidade Morro do Claro, em Oeiras (PI)
Na última quinta-feira, 16, foi finalizado o projeto “Energia fotovoltaica: uma solução para o cultivo irrigado na comunidade Morro do Claro, Oeiras – PI”. O encerramento foi marcado por uma capacitação sobre cooperativismo, empreendedorismo e gestão financeira aplicada ao agronegócio, ministrada pelos professores Marina Bezerra, Carlos Pedro e Laerte Amorim, todos do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí.
Foram capacitadas sete famílias (27 pessoas) da comunidade. As atividades da capacitação giraram em torno do trabalho cooperado e coletivo como benefícios para o desenvolvimento e crescimento da produção agrícola viabilizado pela energia solar e assistência técnica.
O projeto foi financiado com R$ 20 mil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), por meio do edital de Energias Renováveis. Com o recurso, foi adquirido um kit fotovoltaico e insumos agropecuários em fevereiro de 2019. Ao longo do ano, a comunidade produziu com acompanhamento e suporte técnico da equipe de professores do Campus Oeiras. Atualmente, os cooperados estão planejando a criação de peixes com a implantação de um tanque escavado.
“Foi um projeto que levou as potencialidades técnicas e o know-how (saber fazer) do IFPI diretamente à comunidade. Por meio da energia solar, a vida das pessoas da comunidade Morro Claro melhorou, pois agora também produzem no período de seca. Eles duplicaram a área produzida e quadruplicaram a produção, pois há maior disponibilidade de água. Além disso, é um projeto gratificante, que coloca o desenvolvimento tecnológico a serviço da comunidade, de modo efetivo”, diz a professora Marina Silva.
Segundo o professor Laerte Amorim, coordenador do projeto, o grande destaque da comunidade é o engajamento entre as famílias e a aceitação de novas técnicas para a produção agrícola. “O acompanhamento técnico irá continuar, a intenção é tornar a comunidade como mais uma referência na produção agroecológica no município de Oeiras e quiçá do Piauí”, conta. Além do IFPI, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Secretária de Agricultura do município contribuíram com o projeto.