Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Capacitação de cooperados encerra projeto com energia solar em Oeiras

Notícias

Capacitação de cooperados encerra projeto com energia solar em Oeiras

publicado: 23/01/2020 09h16 última modificação: 23/01/2020 09h18
Exibir carrossel de imagens Foram capacitadas sete famílias (27 pessoas) da comunidade Morro do Claro, em Oeiras (PI)

Foram capacitadas sete famílias (27 pessoas) da comunidade Morro do Claro, em Oeiras (PI)

Na última quinta-feira, 16, foi finalizado o projeto “Energia fotovoltaica: uma solução para o cultivo irrigado na comunidade Morro do Claro, Oeiras – PI”. O encerramento foi marcado por uma capacitação sobre cooperativismo, empreendedorismo e gestão financeira aplicada ao agronegócio, ministrada pelos professores Marina Bezerra, Carlos Pedro e Laerte Amorim, todos do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí.

Foram capacitadas sete famílias (27 pessoas) da comunidade. As atividades da capacitação giraram em torno do trabalho cooperado e coletivo como benefícios para o desenvolvimento e crescimento da produção agrícola viabilizado pela energia solar e assistência técnica.

O projeto foi financiado com R$ 20 mil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), por meio do edital de Energias Renováveis. Com o recurso, foi adquirido um kit fotovoltaico e insumos agropecuários em fevereiro de 2019. Ao longo do ano, a comunidade produziu com acompanhamento e suporte técnico da equipe de professores do Campus Oeiras. Atualmente, os cooperados estão planejando a criação de peixes com a implantação de um tanque escavado.

“Foi um projeto que levou as potencialidades técnicas e o know-how (saber fazer) do IFPI diretamente à comunidade. Por meio da energia solar, a vida das pessoas da comunidade Morro Claro melhorou, pois agora também produzem no período de seca. Eles duplicaram a área produzida e quadruplicaram a produção, pois há maior disponibilidade de água. Além disso, é um projeto gratificante, que coloca o desenvolvimento tecnológico a serviço da comunidade, de modo efetivo”, diz a professora Marina Silva.

Segundo o professor Laerte Amorim, coordenador do projeto, o grande destaque da comunidade é o engajamento entre as famílias e a aceitação de novas técnicas para a produção agrícola. “O acompanhamento técnico irá continuar, a intenção é tornar a comunidade como mais uma referência na produção agroecológica no município de Oeiras e quiçá do Piauí”, conta. Além do IFPI, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Secretária de Agricultura do município contribuíram com o projeto.