Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Campus Oeiras recebe palestra sobre o Sisteminha Embrapa

Notícias

Campus Oeiras recebe palestra sobre o Sisteminha Embrapa

publicado: 11/05/2018 13h21 última modificação: 11/05/2018 13h21

O Campus Oeiras, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, realizou nesta quarta-feira, 09, uma palestra sobre o Uso do Sisteminha Embrapa como estratégia para aumento da produção familiar.

A palestra foi proferida pelo idealizador do Sisteminha, Dr. Luiz Carlos Guilherme, Zootecnista e Pesquisador da Embrapa Meio-Norte. Participaram da palestra convidados de municípios vizinhos, secretários de agricultura, professores da escola família agrícola, agricultores familiares e alunos dos cursos técnicos de agropecuária e agricultura do Campus Oeiras.

O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção que envolve a produção integrada de frutas, hortaliças, aves (ex.: codornas, galinhas poedeiras ou de corte), pequenos animais (ex.: porquinho da Índia, porco) e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes.

O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, fundamentada em quatro princípios: 1) Miniaturização; 2) Replicabilidade; 3) Escalonamento da produção; 4) Segurança alimentar e nutricional, apropriada para agricultores familiares.

Benefícios sociais

Os impactos institucionais são grandes, pois a utilização da tecnologia está se tornando política pública, com previsão de grande número de Sisteminhas a serem instalados por governos municipais e estaduais.

Na oportunidade, alunos e participantes montaram um tanque de material reciclável (papelão, garrafa pet) para 150 alevinos de tilápia do nilo. Este tanque ficará no Campus para demonstrações e aulas práticas e a sua produção irá para o Refeitório Institucional.

Para o diretor geral do campus, professor Sebastião Nascimento, o evento foi de grande valia, pois aproximou o pesquisador aos que de fato necessitam do conhecimento. O diretor acrescenta ainda que a parceria com a Embrapa Meio-Norte tem proporcionado ótimas oportunidades de conhecimento ao nosso alunado, bem como à comunidade do Vale do Canindé.