Notícias
Campus Oeiras realiza atividades em alusão ao Setembro Amarelo
O Campus Oeiras realizou durante o mês de setembro atividades em alusão a campanha Setembro Amarelo, destinada a prevenção do Suicídio.
Foram realizadas rodas de conversa, em cada turma, com o tema Autoestima e Valorização Pessoal, considerados importantes fatores de proteção na prevenção do suicídio. E por fim, foi realizado um bate - papo sobre Valorização da Vida, com a psicóloga Carla Oliveira e a fotógrafa Fernanda Meneses, do Núcleo de Valorização da Vida (NUVVI) de Oeiras, no auditório do campus.
O NUVVI é composto por uma equipe de três psicólogas: Millena Faustino, Carla Oliveira, Hérica Melo e a assistente social Nadja Lima. A atuação do núcleo é em forma de plantão psicológico e funciona do Hospital Regional Deolindo Couto durante toda a semana. A demanda é espontânea de maneira que facilita o acesso dos que precisem de atendimento imediato.
A Nutricionista Margarete Freitas conversou com os alunos sobre a importância do equilíbrio na prática de atividade física e alimentação para prevenção de transtornos alimentares. Outro ponto abordado foi a busca do corpo perfeito nas redes sociais e a conscientização de que nem sempre o "belo" para a sociedade e mídias em geral é sinônimo de saúde.
"Atividades no formato de roda de conversa oportuniza um contato mais próximo com os alunos, melhora a interação deles com a equipe e efetiva a participação. Tratar do tema suicídio, assim como a saúde mental de forma geral é imprescindível para a promoção da saúde. Buscamos sensibilizar os alunos para a necessidade de incluir o autocuidado em saúde mental na rotina como forma de manter uma vida saudável e prevenir que doenças mentais se instalem" explica a psicóloga Déborah Lima.
As atividades foram realizadas pelas servidoras do setor de saúde, Margarete Freitas (nutricionista e coordenadora do setor de saúde), Déborah Lima (Psicóloga), Elaine Carininy Lopes (Enfermeira), Juliana Queiroz (Odontóloga) e também da Coordenadora Pedagógica Plínia Bezerra.