Notícias
Campus Oeiras organiza eventos sobre gestão e empreendedorismo
Entre os dias 24 e 26 de outubro, foram realizadas, no Campus Oeiras, a IV Mostra em Empreendedorismo e a I Semana de Gestão e Empreendedorismo. Os eventos ocorreram na Praça de Eventos de Oeiras e no Campus do IFPI, juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo foi expor o movimento empreendedor à comunidade acadêmica e empresarial de Oeiras e região por meio da apresentação de ideias de negócios inovadores e da realização de palestras acerca do tema.
No primeiro dia, foi realizada uma abertura com a mesa redonda “Desvendando o mundo das startups: inovação, proteção, marketing e aspectos jurídicos”. O debate foi promovido pelos professores Marina Silva, Eduardo Walter, Wendel Melo e Eduardo Fortes, todos do Campus Oeiras do IFPI.
No segundo dia de eventos, houve as palestras dos professores Aislan Rafael e Marcus Linhares, do Campus Picos do IFPI, com os temas “A experiência de empreender com projetos de software na Fábrica e Escola de Software” e “Como Nascem os Negócios Inovadores”, respectivamente.
Na noite do dia 25, houve a exposição de vários projetos empreendedores. Participaram dessa atividade os alunos dos cursos técnicos integrado ao médio e subsequente em Administração, do PROEJA em Cooperativismo e do Bacharelado em Administração. Além disso, participaram vários empreendimentos locais da cidade de Oeiras, como a lanchonete Comer e Comer, a Pizzaria Rei das Massas, a loja M&M Presentes e Artesanato, o negócio Doces da Gardênia e a empresa Inovare Consultoria Junior. Houve também participação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC).
Na manhã do dia 26, houve um minicurso sobre Propriedade Intelectual, ministrado pelo diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFPI, Tiago Soares. À tarde, ocorreram as palestras “Empreendedorismo inovador: perspectivas no contexto do IFPI”, com Tiago Soares, “Startups, academia e inovação: matéria escura em descoberta”, com o professor Bringel Filho (UESPI), e “Empreendendo no Sertão”, com Plínio Conrado Amorim Cruz (Lab X/Picos). Ao final do evento, houve ainda apresentação do grupo teatral S.O.S, formado por alunos dos cursos de Administração e Agropecuária do Campus Oeiras do IFPI.
“Com a proposta do evento, o Campus possibilitou que comunidade acadêmica e empresarial refletissem sobre a prática empreendedora enquanto efetivo instrumento de desenvolvimento regional. Num momento posterior, os resultados destas experiências são traduzidos em sujeitos mais inovadores, empreendedores, que atuarão diretamente no Vale do Canindé”, explica Marina Bezerra, coordenadora do curso técnico em Administração.
Esta edição do evento teve apoio da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI), da Pró-reitoria de Extensão do IFPI (Proex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).