Notícias
Campus Oeiras comemora o Dia da Consciência Negra

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI)
Na última quarta-feira, 21, o Campus Oeiras, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), celebrou o Dia da Consciência Negra. Desde 1995, a data é comemorada no Brasil no dia 20 de novembro em homenagem aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao escravismo e da luta dos afro-brasileiros contra o racismo, a discriminação e a exclusão social.
O evento teve início pela manhã com a abertura oficial pelo diretor geral do Campus, Sebastião Pereira, pelo diretor de Ensino, José Francisco, e pelo coordenador do NEABI, Nilson Camelo. Em seguida, houve exibição de filmes com a temática da escravidão para os alunos dos cursos de Administração, Agricultura e Agropecuária. Também foram realizadas apresentações culturais com as peças teatrais S.O.S e Viva a diferença, poesias e o Canto das três raças, de Clara Nunes.
A programação da noite contou com os alunos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física, Cooperativismo (EJA) e técnico em Administração, que assistiram a uma palestra com o professor de história Júnior Viana e a advogada Sânia Mary. Em seguida, houve a apresentação dos grupos Capoeira Contemporânea e Raízes do Brasil, além de um grupo de hip-hop.
“Foi um momento marcante em que abordamos a realidade dos afro-brasileiros no contexto atual. Ainda que o racismo esteja presente em nossa sociedade, precisamos lutar contra todo tipo de discriminação racial”, disse o coordenador do NEABI, Nilson Camelo.