Notícias
José de Freitas capacita servidores do município e inaugura biblioteca digital

José de Freitas capacita servidores do município e inaugura biblioteca digital
O Campus Avançado José de Freitas do Instituto Federal do Piauí realizou nesta sexta-feira, 14, o curso de capacitação de servidores de bibliotecas públicas, comunitárias e espaços de leituras do município.
Estiveram presentes na abertura do curso o Diretor do Campus, José dos Santos de Moura, a secretária de Educação de José de Freitas, Lúcia Maria Oliveira Ribeiro, o bibliotecário e coordenador do projeto, José Edimar Lopes de Sousa Junior e os colaboradores Antônio Francisco da Silva Junior e Maria Rosimar Farias.
Após a abertura do curso, os 20 participantes foram conduzidos para o laboratório de informática para o momento prático na área de gerenciamento de sistemas de biblioteca, acervo e empréstimo.
A Secretária de Educação, Lúcia Maria Oliveira Ribeiro, destacou que essa parceria realizada com IFPI é muito importante e vai contribuir para o aperfeiçoamento dos servidores. “ A necessidade de pessoal qualificado nas bibliotecas é estratégico para o aprendizado das pessoas, principalmente em questões relativas ao incentivo à leitura e às novas tecnologias”, destaca a secretária.
Para o diretor do Campus, José dos Santos de Moura, o curso é importante tendo em vista que o acesso às bibliotecas e seus serviços de informação são essenciais no processo de ensino aprendizagem. Por isso o IFPI está colaborando com a capacitação dos servidores para melhor gerir os ambientes e serviços da Biblioteca no munícipio.
Aproveitando a ocasião, o diretor do Campus inaugurou a biblioteca digital. O objetivo é disponibilizar tablets para os alunos realizarem pesquisas, principalmente aos acervos digitais e bibliotecas virtuais. A biblioteca digital estará disponível para alunos do Campus como também para comunidade no horário de 7h30min as 16h30.
A servidora da secretaria municipal de educação, Lúcia Elena Araújo Sampaio, participou do curso e destacou que a qualificação das pessoas que trabalham nesses espaços é fundamental. “É preciso atualização de conhecimento para auxiliar os usuários, principalmente no suporte informacional”, ressalta Lúcia.